quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Língua Portuguesa e Boletim de Propaganda

 LÍNGUA PORTUGUESA – Há milhares de imigrantes no nosso concelho e muitos deles estão longe de conhecer a língua portuguesa. Se os queremos integrar, uma das primeiras coisas a fazer é  ensinar a nossa língua e a nossa cultura.

FEIRA SEMANAL – Impressiona a nossa feira semanal das 4ªas feiras. Estende-se por largo espaço e nela encontramos tudo do que precisamos ou quase. Os comerciantes desde manhã muito cedo e até à tarde estão ali com tenda montada, sofrendo muitas vezes  frio, chuva e vento, sol inclemente no Verão, atendendo os milhares de visitantes. A nossa feira semanal é um património que deve ser bem cuidado e à qual a Câmara Municipal  deve dar toda a atenção, proporcionando as melhores condições.

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE RIBA D’AVE – Conheço mal esta instituição, mas fala-se  bem dela. Visitei a página oficial e ela está bem estruturada e informa amplamente. Esta Santa Casa foi recentemente visitada pela Ministra da Saúde que a elogiou e salientou o humanismo e o pioneirismo das novas valências criadas no domínio da saúde mental (demência). Merece que sejam dados a conhecer mais elementos sobre ela.

ESPAÇO SÉNIOR – O Espaço Sénior funciona junto do antigo posto da PVT e até há alguns anos posto de turismo. Agora  abre as portas aos famalicenses mais idosos. É minha opinião que deveriam estar lá disponíveis para leitura todos os jornais famalicenses. Estão?

GESTORA DO CENTRO URBANO – Ao que parece temos afinal uma gestora do centro  urbano. Chama-se Ana Lima e vou continuar a tentar falar com ela. Não tem sido fácil.

EMBALAGENS – Já se deu bem conta do lixo que se produz com as embalagens de papel, plástico e outros materiais? Basta percorrer as ruas da cidade à noite, antes da recolha do lixo.

BOLETIM DE PROPAGANDA – Saiu um novo número do boletim de propaganda (Janeiro de 2025) da Câmara Municipal com a data de Janeiro de 2025 que merece leitura. Leitura crítica claro, pois é pura informação e propaganda à custa dos munícipes. Não se encontra no boletim nada que não seja o elogio da câmara em boca própria. Bem se pode dizer que isto não se faz, que isto é proibido noutros países. A nossa câmara sempre o fará e neste ano ainda mais, pois é ano de eleições e nem sequer a oposição (as oposições)  fará a crítica devida a este comportamento. E notem bem: a tiragem é de 61.750 exemplares.

GUARDA-RIOS – Entretanto, pelo mesmo boletim,  ficamos a saber que temos uma brigada operacional de cinco  guarda-rios para vigiar e monitorizar 200  quilómetros de linhas de água que compõem a bacia hidrográfica do concelho. É de aplaudir e desejar que façam um bom trabalho! Seria bom que começassem por fazer um relatório sobre a situação actual da nossa bacia para daqui a uns anos fazer o balanço. E de que se espera para divulgar um mapa do concelho com os 200 Km das linhas de água?

(JF-16-1-25)

Sem comentários:

Enviar um comentário