quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Parque Norte, Santa Casa e Outros Assuntos

 PARQUE NORTE - O prolongamento do Parque de Sinçães para Norte (saída para Braga)  ocupará uma área de 23 mil metros quadrados, na freguesia de Gavião, e tem um custo estimado de quase dois milhões de euros, informa a Câmara.  A tira de terreno que restou da comercialização (Continente e Lidl)  da Quinta que existia a sul do Tribunal Judicial e pomposamente destinada a Parque ( melhor seria chamar-lhe Parquesinho) vai ter, pelo que se vê,  obras com um custo de quase 2 milhões de euros. Um parque que bem ficaria com boas árvores que tanta falta ali fazem, com caminhos pedonais baratos e o fio de água devidamente cuidado que ali corre, não deveria custar mais de 500.000  euros. Que vão fazer para gastar tanto dinheiro? Não seria muito melhor utilizá-lo, por exemplo, em reparação de estradas no concelho? Ou o dinheiro sobra? Que se espera para divulgar publicamente o projecto que vai ser colocado a concurso?

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VILA NOVA DE FAMALICÃO – Toma posse no próximo sábado, dia 11 de Janeiro de 2025, na sede, pelas 11,30h, a recentemente eleita  mesa da Santa Casa que ficou assim constituída: Rui Manuel Matos Araújo Maia (Provedor); Ana Maria Almeida Oliveira Sampaio;  António José Nascimento Pereira Peixoto; Francisco Manuel Oliveira Freitas; e  Vítor Augusto Pinho Silva. A Santa Casa tem um orçamento anual que ronda os quatro milhões de euros e cerca de 180 funcionários. Desejamos à mesa eleita e aos restantes corpos sociais um bom mandato e notícias sobre o que se pretende fazer durante o mesmo. Temos o dever de ser exigentes, tendo em conta a história secular desta instituição. Há tanto que precisa de ser feito!

LIXO – “ASSIM NÃO! O LIXO TEM LOCAL, DIA E HORA MARCADOS.” Assim,  se lê na página 2 da bem ilustrada Agenda Famalicão – Janeiro 2025. Acompanha o título uma foto bem elucidativa do lixo que se acumula à volta de um  ecoponto. No entanto, este aviso não basta. É preciso melhorar e muito o serviço público de recolha de lixo na cidade e nas freguesias. A quantidade e variedade de resíduos sólidos é cada vez maior e a recolha respectiva e selectiva  não tem acompanhado esse aumento.

OPINIÃO SOBRE O NOSSO ORÇAMENTO – Pedi a pessoa muito qualificada de fora do concelho  uma brevíssima  opinião sobre o nosso orçamento para 2025. Escreveu o seguinte:  o que se gastou com a empresa de comunicação para fazer o “layout” e a configuração do documento, poderia ser aproveitado para outro fim; a mensagem inicial deveria ser de quem aprovou o orçamento, não do presidente da Câmara Municipal, pois o orçamento não é "seu"; o documento mistura demagogia e dimensões financeiras : não é nem orçamento nem GOP, mas uma misturada de várias coisas; aqui, sim, poderá falar-se em "populismo"; o orçamento propriamente dito é igual a tabelas, nada mais...

AUTO-ESTRADA FAMALICÃO-PÓVOA – A7 – O trajecto de auto-estrada entre Famalicão e Póvoa de Varzim/Vila do Conde demora 10 minutos a percorrer à velocidade de cerca de 100 Km2/hora. A que título nestas circunstâncias partir a auto-estrada a meio, próximo de Fradelos para fazer um nó? Só se for para destruir mais solo agrícola do nosso concelho.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL – Saberão os munícipes quanto pesa a Assembleia Municipal na despesa do município? Talvez tenham uma surpresa. Vou tentar obter informação relativa a 2023, pois essa está já na posse do município e não muda muito de ano para ano.

(JF-9-1-25)

Sem comentários:

Enviar um comentário