quarta-feira, 20 de abril de 2022

RIO ESTE

LUZIA PINTO DA SILVA – É autora do livro “O Encanamento do Rio Este e o Regadio das Veigas de Nine nos Séculos XVIII e XIX” que já adquiri ( Ed. Humus, com sede em Ribeirão – V.N. de Famalicão) e comecei a ler. Vale a pena! Merece uma nova apresentação em Famalicão ainda que pela internet.-

NINE – As freguesias do nosso concelho estão cada vez mais urbanas (para o bem e para o mal). Nine é exemplo disso. A zona junto da Igreja está bonita. Importa não a estragar. E que o restaurante (“Reza a História”) que lá existe continue com a qualidade que ouvimos dizer que tem.

JORGE MOREIRA DA SILVA – Era interessante ver dois famalicenses à frente de dois partidos fundadores da democracia em Portugal. Depois de Nuno Melo (CDS), Jorge Moreira da Silva (PSD).

EVOLUIR OEIRAS – O movimento cívico “Evoluir Oeiras” vai promover hoje, dia 20-4-22, pelas 19h, uma conversa que tem como ponto de partida Democracia Local vs. Poder Local e para a qual fui convidado. Pode ser seguida em


OEIRAS – O município de Oeiras tem uma página própria da Assembleia Municipal da inteira responsabilidade desta e na qual os diversos grupos municipais metem os conteúdos que entendem. Todos os municípios deveriam ter uma página sob a responsabilidade da assembleia municipal devidamente integrada na página oficial do município. Assim a página de cada município teria uma parte sob a responsabilidade da câmara municipal e outra parte sob a responsabilidade da assembleia municipal. E em ambas os cidadãos teriam o direito de participar. A democracia está sempre em aperfeiçoamento.

FAMALICÃO – A página do município de Famalicão tem o endereço da câmara municipal (cm-vnfamalicao.pt) e dedica muito pouco espaço à assembleia. Tem muito caminho democrático a percorrer.

VASOS – Não bastavam os bancos negros colocados ao longo da “Eira” no centro da cidade. Agora colocaram lá uns vasos igualmente inestéticos no cotovelo da Rua Adriano com a Rua de Santo António e mais abaixo junto da Pichelaria Mouzinho (outro cotovelo).

UCRÂNIA – Como podemos estar tranquilos aqui neste canto da Europa, enquanto o povo da Ucrânia sofre os horrores de uma guerra que teima em perdurar (a caminho e dois meses), não parecendo ter fim à vista?

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 20-04-2022)

Sem comentários:

Enviar um comentário