INFORMAÇÃO – Solicitamos informação à Câmara Municipal (CM) sobre assuntos de interesse municipal. A CM não responde ou tarda muito em responder. A Câmara esconde reiteradamente informação.
LEMBRAR - Há assuntos locais que devem ser frequentemente lembrados, pois de outro modo podem parecer esquecidos ou resolvidos o que não corresponde à verdade. A enumeração deles encheria todo o espaço deste texto.
CRISE DO JORNALISMO - Um amigo, advogado muito conceituado , que na juventude teve a tentação de ser jornalista ( e que hoje bendiz a hora em que resistiu a essa tentação), enviou-me para ver e ouvir, porque valia a pena o link abaixo de um programa da RTP. Vale mesmo a pena e dele retiro apenas alguns excertos: “Jornalismo é contar aquilo que outros não querem que se conte. Jornalismo é saber (e dar a conhecer) aquilo que outros não querem que se saiba”. Jornalismo pode definir-se em três palavras: “credibilidade; rigor; independência”. Declaração de quem desistiu do jornalismo: “Não tive emprego em jornalismo em que ao fim do mês ganhasse mais do que mil euros”.https://www.rtp.pt/play/p12768/e780793/linha-da-frente
COISAS BOAS – Os meios de comunicação social local estão cheios de coisas boas da nossa terra. Quase não há problemas. Vejam as primeiras páginas. É claro que o que há de bom deve ser noticiado, mas o “resto”? De qualquer modo os jornais locais não são todos exactamente iguais.
EX-HOTEL GARANTIA – O edifício do ex-Hotel Garantia já está no alto, Podemos discordar da reabilitação que foi escolhida, mas dificilmente poderemos dizer que era melhor continuar como estava. Saúde-se a rapidez com que as obras decorrem. Um sócio da Sociedade Gabriel Couto, por mim interpelado, dizia-me, há alguns meses, que em Julho (2024) o prédio estava “lá em cima” e efectivamente está. Ainda bem!
PROTECÇÃO DO MONTE DE SANTA CATARINA - A CDU apresentou na Assembleia Municipal de 28 de Junho, uma proposta de recomendação à Câmara Municipal “para a criação de um parque florestal protegido no Monte de Santa Catarina e reposição do manto vegetal na área conhecida como “Penedo da Lua” . A proposta foi rejeitada com os votos contra do PSD e do CDS/PP. O PS votou a favor e o Chega absteve-se” ( Jornal OP de 3-9.7.24). Isto vai ficar assim? Não merece mais atenção?
MOODS – O Movimento pelos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (MOODS) é uma iniciativa do Jornal de Notícias que pretende “dar a conhecer o que de bom se faz na área da sustentabilidade em Portugal. Quem faz, o quê, porque faz, com que resultados”. (JN, 6 de julho, de 2024, p.17). O lançamento deste Movimento ocorreu em Famalicão na Casa das Artes, no dia 5, pelo respectivo curador Rafael Barbosa. Devemos estar atentos. Nesse mesmo dia, na Casa das Artes esteve presente e interveio, entre outros, o famalicense e Subsecretário-Geral da ONU Jorge Moreira da Silva, defendendo com veemência uma maior ajuda do nosso país aos países em desenvolvimento para que os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam atingidos.
9 DE JULHO – Escrevo no dia em que se festeja o “Dia da Cidade”. Já abordei esta data, mas importa não esquecer. Vila Nova de Famalicão foi elevada a cidade pela Lei n.º 40/85, de 14 de Agosto. Resolvemos comemorar no dia 9 de Julho. Verdade se diga que 14 de Agosto não dava muito jeito…
(OP - 10-7-24)
Sem comentários:
Enviar um comentário