quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Nacional, Internacional e Local

ORÇAMENTO DO ESTADO 2024 – Não costumo escrever sobre assuntos nacionais ou internacionaios, por entender que sobre eles já há muito quem escreva e porque entendo que os jornais locais devem dar particular atenção aos assuntos locais. De qualquer modo, estou claramente a favor de um entendimento entre PS e a AD para a aprovação do Orçamento para 2025. Devem ambos ceder para não avançarmos para novas eleições ou para um governo em duodécimos.

UCRÂNIA e MÉDIO ORIENTE -Como podemos andar tranquilos, depois da brutal invasão da Ucrânia pela Rússia e do massacre de largos milhares de crianças e mulheres por parte de Israel? O que ocorreu em 7 de Outubro de 2023 foi bárbaro. A resposta de Israel matando e ferindo milhares de crianças e mulheres, que serviam de escudo a terroristas,  bárbaro é.  Quem responde à barbárie com barbárie, bárbaro é.

ESTÁDIO MUNICIPAL – A questão do Estádio Municipal deve ser objecto de discussão aberta, apresentando-se prós e contras das várias soluções possíveis. A opinião de Durval Tiago Ferreira  no “Povo Famalicense” é uma delas, a da Iniciativa Liberal outra,  e outras mais devem surgir. Não se deve decidir este assunto a correr sem um largo debate público. Pela minha parte, apenas me parece para já  errada a solução que resulta da proposta de Revisão do PDM e que diminui o espaço da zona desportiva. Mas nem qualquer outro lugar, serve.

CASA DE BOAMENSE – Numa sessão com muito interesse foi apresentado no dia 28 de Setembro de 2024  no Auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco o livro   “Boamense – Um património familiar no Minho – séc. XVIII- sec. XX” da autoria de Emília Nóvoa Faria e António Martins. Espero ter tempo para lhe dedicar algumas linhas mais, se outros não o fizerem. Merece! É muito mais do que a Casa.

ELEIÇÕES LOCAIS 2025  -  Se disser que nas eleições locais me interessa muito mais a qualidade e programa das listas do que as siglas pela quais elas concorrem, digo a verdade. É o bem de Famalicão que me faz mover. Tenho neste momento expectativas baixas. O nosso concelho precisava de listas de alta qualidade e não as vislumbro. Não haverá espaço para uma lista de independentes? Se os principais partidos não estiverem à altura, ela faz falta.

LIMPEZA DAS MATAS – Em vez de se preocupar com a valorização do território, mapeando os prédios rústicos e cuidando da limpeza das matas, através de processos adequados e criativos  a Câmara Municipal (Created IN)  preocupa-se mais  com o Estádio e com as Festas.

BUPI – O BUPi (Balcão Único do Prédio) é uma plataforma dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que permite mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita. Começou em 2017 como um projeto piloto em 10 Municípios. Após o seu sucesso, está agora a ser expandido a todo o país. Em Famalicão funciona na Loja do Cidadão. Ao que parece até agora  só foram mapeados 13% dos prédios do concelho. É demasiado  pouco, não é? E ao que consta é bem simples. Para obter informações correctas  liguei para o 300 003 990. Que complicação! Fiquei à espera depois de marcar pela segunda vez o n.º 7 e  de me mandarem esperar. Bem esperei. Desliguei!

(JF -3-10-24)

Sem comentários:

Enviar um comentário