quinta-feira, 19 de junho de 2025

O Boletim de Progranda do Candidato

BOLETIM MUNICIPAL FAMALICÃO I – Quando a oposição (oposições) do nosso município não tem força para pôr termo ou, pelo menos, denunciar veementemente nos lugares próprios o abuso que é a publicação regular de um boletim de propaganda, sob a designação de boletim municipal, por uma Coligação que vai concorrer às eleições deste ano, utilizando o dinheiro de todos nós, como se pode esperar que ganhe – ou sequer dispute com seriedade – essas eleições?

BOLETIM MUNICIPAL FAMALICÃO II – A desfaçatez é tão grande que a publicação acabada de sair (Junho de 2025) é dirigida pelo próprio candidato a presidente, tem uma tiragem gratuita de 61.750 exemplares (!) e 74 páginas profusamente ilustradas.

BOLETIM MUNICIPAL FAMALICÃO III – O conteúdo é preenchido apenas com coisas boas ( ou que a Coligação considera boas), ocultando coisas más, porque estas não existem.

BOLETIM MUNICIPAL FAMALICÃO IV – Vejam-se algumas passagens desse conteúdo propagandístico. “ O apoio e o investimento nas freguesias é uma das grandes marcas da governação do executivo municipal liderado por Mário Passos” (p.7). “O surgimento de novos espaços dedicados à cultura e ao convívio em todo o território é uma das apostas do executivo municipal liderado por Mário Passos” (p.9); “Muito em breve, Famalicão contará com dois novos parques verdes à entrada da cidade: o Sinçães Norte (…) e, mais a sul, o Parque do Pelhe, no lugar dos Queimados”(p.10). A páginas 11 tem uma bonita fotografia de um parque que não existe! Sobre Água (a cobertura de rede de água chega aos 100% - p. 14) e Saneamento lê-se: “É um momento histórico porque já há dezenas de anos que a população ansiava por este investimento – Mário Passos - Presidente da Câmara Municipal”(p.15).

BOLETIM MUNICIPAL V– Cansado de se referir a si próprio o Director/Candidato parece mudar de táctica e passa a partir da p. 18 a enumerar apenas os feitos da Coligação que dirige. “ Em 2024, o município de Vila Nova de Famalicão registou uma redução histórica de 11% da água não acturada, atingindo agora o valor mais baixo de sempre menos 36%”(p.19). “ Mais de 20 milhões de euros – Valor investido pela Câmara Municipal desde 2022 na melhoria da rede viária concelhia” (p.21). Mas ainda aqui o Director/Candidato não resiste e sobre estradas escreve e assina: “Este é daqueles temas que está permanentemente em aberto. Há sempre novas necessidades e há sempre mais a fazer para dar melhores condições de segurança e conforto quer aos automobilistas, quer ao peões – Mário Passos– Presidente da Câmara Municipal” ( p.21). E ainda: “As estradas que estão sob a alçada da Administração Central têm também merecido toda a atenção do executivo liderado por Mário Passos” (p. 22).

BOLETIM MUNICIPAL VI – E ainda não chegamos a um terço das páginas do Boletim de Propaganda e falta-nos espaço e paciência para continuar com detalhe. As páginas seguintes exaltam os feitos da Coligação na Saúde ( mas nem uma palavra sobre o Hospital…), no Desporto, nas Escolas, nos Transportes, nas Hortas Urbanas, na construção de Casas ( mais de 200 fogos habitacionais), na Cultura, no apoio às Instituições Sociais, na Residência Universitária, na Cidade Inteligente e finalmente ficamos a saber que temos um concelho que funciona numa “lógica de total transparência” (p.68). Não sabia?

BOLETIM MUNICIPAL VII – Importa dizer que estes boletins são ilegais, pois os boletins municipais destinam-se, nos termos da lei, a dar publicidade às deliberações e decisões dos órgãos do município com eficácia externa (ver os exemplos dos boletins municipais de Lisboa, Porto e Oeiras).

MISSA CAMPAL – Resta-nos pouco espaço e aproveitamos para referir como um ponto alto das Festas Antoninas (será preciso lembrar que estas festas são dedicadas a Santo António?) a missa campal na Praça Dª Maria II presidida pelo Bispo Auxiliar, D. Delfim Gomes que teve muita participação. A praçaestava cheia e na homília D. Delfim “enalteceu a vida e obra do santo português” que “dedicou a sua vida e a sua pregação à defesa dos pobres” (DM de 14-6-2025) .

IRONIA – Pouca gente porventura tem consciência de que esta missa campal foi celebrada a poucos metros do lugar onde antes existia uma bela Capela que foi demolida há 100 anos ( ver JF da semana passada).

(JF-19-6-2025)

Sem comentários:

Enviar um comentário