segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

A democracia é um bem frágil

HÁ 50 ANOS – O Jornal de Famalicão da passada semana dava notícia de que no dia 19 de Janeiro de 1976 tomava posse a nova Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, presidida por José Carlos Gomes Marinho, industrial, e da qual faziam parte José Garcia Carvalho de Azevedo, advogado; José Júlio Alves Coelho, agente de seguros; Antero Castro Martins, gerente industrial; Joaquim da Silva Loureiro, advogado; José Rodrigues Martins, operário têxtil; e Daniel Pinheiro Silva, professor do ensino básico. Esta nova comissão sucedeu à presidida pelo Eng.º António Pinheiro Braga na sequência do 25 de Abril de 1974. De notar ainda que José Carlos Marinho foi o primeiro presidente eleito por sufrágio universal directo e secreto em Vila Nova de Famalicão (12 de Dezembro de 2026). 

ESTÁDIO MUNICIPAL – O jornal Opinião Pública (OP) da semana passada titulava a toda a largura da primeira página "Concurso para Construção do Novo Estádio Municipal Ficou Vazio". Foi um concurso público internacional que não suscitou interessados. É de estranhar, sabendo nós como este concurso foi preparado. Será que ele defendia o interesse público pelo menos de modo suficiente e isso não agradava aos interesses particulares que naturalmente se movimentam à volta do estádio? Se assim foi, ainda bem. 

ALTERNATIVAS – E esperemos que as “alternativas” de que já fala a Câmara não seja a das costumeiras cedências a interesses privados. Devemos todos, meios de comunicação social e cidadãos, estar atentos a essas alternativas para que se encontre uma solução satisfatória. Cuidado com as decisões de gabinete!

CONDUTAS DE ÁGUA NO CENTRO DA CIDADE – "O problema está identificado: as condutas da rede citadina estão velhas e desgastadas, o que origina ruturas e a consequente falha no abastecimento para desespero de moradores e comerciantes". Ao mesmo tempo que escrevia isto, Cristina Azevedo dava nota, no OP de 14/01/2026, de um comunicado da câmara municipal,  informando que esta decidiu "avançar com carácter de urgência, com o processo de substituição integral da conduta instalada na Avenida 25 de Abril e na Avenida Narciso Ferreira e que abastece não só o centro urbano, como também algumas zonas periféricas da cidade”.

COMUNICADO DA CÂMARA – Fomos à procura desse comunicado na página do município, mas não tivemos sorte. Ele deve estar talvez num lugar escondido da página. Ainda pesquisamos em "O que procura?" e saíram 597 respostas. Nenhuma delas, ou pelo menos as primeiras, com essa informação. Assim não dá.

CARNAVAL 2026 – Podemos ter dificuldade em encontrar certa informação da câmara, mas outra está em "destaque" e isso diz muito. Pode ler-se na página do município: "O Carnaval de Famalicão é de todos e para todos e no dia 16 de Fevereiro ninguém vai querer perder aquela que é a noite mais animada do ano em Vila Nova de Famalicão". Esta preocupação com "festas" diz muito da prioridade camarária. E quanto custa? Foi votado desde já um pedido de autorização de despesa à câmara municipal de 200.000 euros. Mas não haverá outras despesas relacionadas com esta actividade?

FESTAS NO CONCELHO – Desde o início do ano que o concelho tem festas. Festas tradicionais, algumas de séculos. É o Santo Amaro (Arnoso Santa Eulália e Carreira), é o São Vicente (Sezures e Gavião), é a Senhora das Candeias (Landim) e muitas outras ao longo dos próximos meses. Deveria haver uma lista delas na página do município e a indicação do apoio que a câmara lhes dá. Não pesquisei.

SACOS DE PLÁSTICO PARA FRUTAS E LEGUMES – Sou claramente a favor da taxa pela utilização dos sacos de plástico nos estabelecimentos que vendem frutas e legumes. É preciso poupar na utilização do plástico. Pela minha parte, já costumo levar sacos usados, mas isso não resolve o problema. 

DEMOCRACIA E ELEIÇÕES – A democracia é um bem frágil. Não a deixemos nas mãos de demagogos.

(Em Jornal de Famalicão, 26/01/26)

Sem comentários:

Enviar um comentário