quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Famalicão: lugar do Carnaval

FESTAS TRADICIONAIS DAS FREGUESIAS DO CONCELHO – Nas festas tradicionais das freguesias do concelho, que são na grande maioria religiosas, mas onde predomina o profano, faltou-me referir, na semana passada, o São Sebastião, que se celebra em Gondifelos, Oliveira de Santa Maria e Vilarinho. Profana é a Queima do Galheiro em Fradelos, festa também com larga tradição.

MAPA DAS FESTAS RELIGIOSAS – Tentei pesquisar o mapa das festas tradicionais na página oficial  do concelho, mas não tive sorte. Na secção "O que  procura?" encontrei 646 respostas para a pesquisa  "Festas tradicionais do concelho" e apenas apareceram, nas primeiras 50 respostas, as Festas Antoninas. Pesquisei depois "Festas tradicionais das freguesias do concelho" e recebi 872 respostas. No entanto, nas primeiras 50 nenhuma delas refere festas, nem sequer as antoninas. Assim, esta secção, aparentemente útil, não serve. É preciso modificá-la. E é preciso dar notícia destas festas que brotam da iniciativa dos famalicenses.

FAMALICÃO: LUGAR DO CARNAVAL – Na página oficial do concelho quando a abrimos aparece-nos com grande destaque um cartaz de "Carnaval (13-17 Fevereiro – Famalicão)". Festas é o que a câmara municipal tem para nos oferecer ao longo do ano. É o Carnaval, depois as Antoninas, a seguir a Feira de Artesanato e Gastronomia e, para fechar o ano, o Natal. Quatro festas municipais, pelo menos, e com elas muito mais de um milhão de euros.

RUTURAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA – É bem verdade que "as condutas da rede citadina estão velhas e desgastadas", como se escrevia na semana passada. Neste domingo, dia 25/01/26, a conduta de água rebentou à entrada da Rua Conselheiro Santos Viegas, mais propriamente junto da Praceta Lino Lima. Liguei cerca das 17h para as avarias ( 252 317 454), tendo as pessoas que me atenderam tomado nota. Estranhei um pouco o atendimento, porque me pareceu que as pessoas que estavam do outro lado não conhecem bem a cidade.

ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2026 – Duzentos e cinquenta e seis milhões de euros (256.000.000) é o valor da proposta de orçamento do município para 2026 aprovado na passada segunda-feira (dia 25/01/26) pela maioria da câmara municipal. O maior orçamento de sempre, uma vez que acolhe os investimentos do PRR.

DECLARAÇÃO DE VOTO – Numa bem elaborada declaração de voto, os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal criticam vários aspectos da proposta de orçamento municipal para 2026 apresentado pela Câmara Municipal para aprovação, justificando a sua abstenção não prejudicar os investimentos que estão previstos, nomeadamente no âmbito da saúde e da educação. Nas críticas feitas chamou-nos a atenção, entre outros assuntos, a falta de implementação de um "regime de apoio garantido", os cuidados que merecem as pessoas de idade e as que padecem de outras vulnerabilidades e que não são devidamente atendidas no orçamento e os problemas não resolvidos da recolha de resíduos urbanos e outros no nosso concelho. É uma declaração de voto que merece ser lida e que foi feita nas condições difíceis em que trabalham os vereadores da oposição.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – A nossa biblioteca municipal (Parque de Sinçães) renovada merece ser visitada e frequentada. É ampla, tem muito que ver e, especialmente da parte de tarde, tem muita gente, principalmente estudantes. Entretanto, num dia destes, enquanto esperava por umas pessoas na recepção, entrou um senhor que perguntou se podia ler os jornais. A pessoa que atendeu indicou de imediato o local, que é no piso de entrada do lado esquerdo ao fundo. Novidade também recentemente anunciada é a aposta no digital.

COLABORAÇÃO QUINZENAL – Bem gostaria de ter tempo para abordar semanalmente assuntos do nosso concelho, pois não faltam, mas o tempo é um bem escasso e, por isso, e por outros afazeres, a colaboração passará a ser quinzenal, com o acordo do director do Jornal de Famalicão.

(Em Jornal de Famalicão, 29/01/26)

Sem comentários:

Enviar um comentário