GERIR O MUNICÍPIO – Como já dissemos, mais do que uma vez, gerir o município de Vila Nova de Famalicão não é tarefa fácil. É um grande município e são muitos os assuntos que precisam de ser resolvidos. A página oficial do município engana quando apresenta logo na abertura e com todo o destaque o assunto Carnaval.
PRIORIDADES – Não, o Carnaval não merece esse destaque, nem merece que se gaste com ele tanto dinheiro (mais de 200.000 euros). Bem se podia poupar aqui, gastando muito menos e utilizando o dinheiro restante em coisas mais necessárias. Qualquer leitor atento sabe bem disso. Podemos discordar nas prioridades, mas o Carnaval não é certamente uma. É má gestão dos dinheiros públicos.
CAPELA DE SANTO ANTÓNIO – Também não é prioridade, a nosso ver, o arranjo da entrada da Capela de Santo António. Não se põe em causa que fique melhor com este arranjo, o que se põe em causa é que seja uma prioridade, sabendo nós os muitos e graves problemas que existem.
PREVENÇÃO – Olhando para o que aconteceu na zona centro do país com o vendaval e as chuvas, é dever nosso cuidar da prevenção no nosso município para minimizar os efeitos que poderão advir de catástrofes semelhantes ou de outras igualmente graves.
COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL – Fui à procura da protecção civil no nosso concelho e encontrei na secção respectiva da página do município "O que procura?" um regulamento que diz que a Comissão Municipal de Protecção Civil é composta, nos termos da lei, pelo presidente da câmara municipal ou vereador com competência por ele delegada e mais 16 (dezasseis) elementos. Mas será uma tal comissão, que reúne ordinariamente uma vez por ano, eficaz?
ELEMENTOS DA COMISSÃO – E quem são esses elementos? Sabemos que ela é presidida pelo presidente da câmara, mas isso chega para nos dar confiança? Não deveria ser do conhecimento geral quem são os nomes da protecção civil que estão preparados para agir de imediato em caso de necessidade? Ou será que, no caso de catástrofe, irão ser convocados para uma reunião os 16 elementos que vão desde as corporações de bombeiros, à Santa Casa da Misericórdia e à delegação de Ribeirão da Cáritas?
PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA DE PROTECÇÃO CIVIL – Atenção! Existe um Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil – Vila Nova de Famalicão. Não o encontrei, pelo menos facilmente, na página do município, mas antes numa pesquisa no Google. Apareceu um documento de 2010 (versão provisória) com mais de 100 (cem) páginas. Não tive ainda tempo de o ler e não sei se é este que está em vigor. Haverá tempo de saber.
AUTOMOBILISTAS DA MOBIAVE – Elogio os condutores dos autocarros da Mobiave que têm de percorrer as estradas e ruas do nosso concelho. Precisam de ter muita perícia para fazer o percurso que lhes foi destinado. Não seria de melhorar a circulação nessas vias para bem de todos?
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS – Os eleitores do concelho de Vila Nova de Famalicão e de todas as suas freguesias deram uma muito expressiva vitória a António José Seguro nas eleições presidenciais (2.ª volta) do passado domingo, dia 8 de Fevereiro de 2026. No concelho, mais de 2/3 dos eleitores votaram no presidente eleito. Para isso muito contribuíram os eleitores de diferentes opções políticas que se uniram para defender a democracia tal como ela deve ser entendida, rejeitando aventuras políticas. Essa união foi bem visível em Famalicão e a sessão que decorreu na Fundação Cupertino Miranda do dia 5 de Fevereiro foi disso boa expressão.
(Em Jornal de Famalicão, 12/02/26)
Sem comentários:
Enviar um comentário