HOSPITAL - A ideia de erguer em Famalicão um grande hospital lançada pelo PS é boa, mas muito difícil de concretizar. Não deve ser abandonada, importa ver o acolhimento que tem entre os famalicenses para lutar por ela, pois a decisão final cabe ao poder central.
OBESIDADE - Entretanto a saúde é um bom tema de campanha, pois é um bem que muito interessa aos munícipes. Bem podemos e devemos ter políticas municipais de saúde complementares das políticas do Governo. Nada impede que um município se dedique, por exemplo, à cuidar da prevenção da obesidade, um problema que tanto nos afecta. Uma política de prevenção devidamente elaborada que deve fazer-se nas escolas, nas cantinas, nos restaurantes, nos jornais com a preocupação de fazer com que esse problema seja menor no nosso concelho do que na generalidade do país.
ÁGUA – E nada impede que o nosso município tenha, por exemplo, uma política de melhoramento da qualidade da água, levando os famalicenses a consumir água da canalização e não comprar água em garrafas e garrafões de plástico que tanto lixo provocam. Isso implica convencer os munícipes que a água que chega tratada a nossas casas é boa para beber e as pessoas só se convencerão disso quando a água não saiba a cloro e quando tenham confiança na qualidade da mesma.
AMBIENTE – Este exemplo da água leva-nos para os problemas do ambiente e para a atenção que a lista do PSD/CDS parece colocar em primeiro plano a este domínio. A lista “Mais Ação, Mais Famalicão”, na apresentação do seu candidato a presidente de câmara colocou em primeiro lugar da agenda “Famalicão Ecológico”. Será que vamos assistir a uma campanha em que as duas listas principais colocam, em primeiro lugar, uma o problema da saúde e outra o problema do ambiente ? Seria interessante.
PROGRAMAS ELEITORAIS - Mas isso só se verá quando forem anunciados os programas devidamente elaborados destas e também das restantes listas. Serão eles devidamente publicitados em páginas web das candidaturas? Ou os programas e correspondente assunção de responsabilidades serão menosprezados?
PRAZO DE APRESENTAÇÃO DAS LISTAS -O tempo corre e as listas de candidatos têm de ser apresentadas até 2 de agosto no tribunal competente. São apenas vinte dias de prazo a exigir muito trabalho.
ASSEMBLEIA MUNICIPAL - Para além da importante escolha dos vereadores, importa que as listas não esqueçam as assembleias municipais. Quem não perceber a importância das assembleias municipais como o órgão que toma as principais deliberações e fiscaliza a acção da câmara, ainda não percebeu o que significa a democracia local. Exigem-se membros da assembleia municipal que não só gostem do nosso concelho como possuam competências técnicas em diversos âmbitos, como o urbanismo, a contabilidade, a educação, a saúde, a rede viária, o transporte e tantos outros domínios de interesse municipal.
(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 14-07-2021)
Sem comentários:
Enviar um comentário