quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Renúncia de Vereadora, Revisão do PDM e Incêndios

RENÚNCIA DA VEREADORA AUGUSTA SANTOS – Acompanhei o trabalho da Vereadora Dr.ª Maria Augusta Santos ao longo deste mandato, muito mais por iniciativa minha do que da própria, embora a democracia bem entendida nos ensine que devem ser os eleitos a aproximarem-se dos eleitores e não o contrário. Eram oportunas e preciosas, além do mais, as observações e críticas que fazia, antes da ordem do dia, nas sessões quinzenais da Câmara Municipal. Tinha o cuidado de previamente as preparar e escrever para constarem das actas. A renúncia que acaba de efectuar e da qual os meios de comunicação social darão certamente notícia é um empobrecimento da vereação, embora seja, ao mesmo tempo, um acto que compreendo. Julgo entender as razões profundas desta renúncia e elas constituem, a meu ver, por paradoxal que possa parecer, um bom serviço prestado ao Partido Socialista a nível local e nacional de que ela continua a ser uma militante activa. É um sinal de alerta que deve ser bem compreendido enquanto é tempo. E o tempo é pouco.

REVISÃO DO PDM - Decorreu no passado dia 13 de Setembro de 2024, no auditório da freguesia do Calendário, por iniciativa da Associação Famalicão em Transição e em pleno, ainda que curto, período de discussão pública uma sessão sobre a segunda revisão do Plano Director Municipal (PDM). Decorreu com muito interesse e substância não só pela excelente apresentação feita pela Direcção da Associação e que merece ser publicamente divulgada e integrar a plataforma , mas também pelo debate alargado que se seguiu. Não cabe aqui fazer um resumo desta sessão que contou com a muito enriquecedora participação do geógrafo José Alberto Rio Fernandes, Professor Catedrático da Universidade do Porto, e diversas e oportunas intervenções dos presentes. É de salientar de entre estes a presença de um Vereador, o Dr. Paulo Folhadela, do Presidente da Junta de Freguesia de Ruivães/Novais , Duarte Veiga e da Arquitecta Francisca Magalhães, Directora do Departamento do Urbanismo, ali a título pessoal, como salientou, prestando os esclarecimentos que eram pedidos ou que entendeu necessários.

REVISÃO DO PDM – ALGUMAS PERGUNTAS – Para participar na discussão pública da 2ª Revisão do PDM enviei à Câmara Municipal um conjunto de perguntas que não cabem aqui reproduzir por natural falta de espaço, às quais a Câmara Municipal respondeu. Para ler umas e outras o acesso é muito fácil e livre na internet através de antóniocandidodeoliveira.blogspot.com

OUTROS TEXTOS - No blogspot acima identificado os interessados poderão ler um texto recentemente publicado no Jornal de Notícias com o título “ Eleições Locais de 2025: escolher os melhores”. Dentro de dias poderão ler também um outro no jornal Público com o título “Boletins Municipais de Propaganda”.

INCÊNDIOS – Julgava eu que ia passar este Verão como outros relativamente recentes sem falar de incêndios rurais, agora assim chamados, que devoram milhares de árvores e põem em perigo casas e matam e ferem pessoas. É impossível ignorar o que sucedeu nesta semana e de que os jornais darão seguramente notícia. Ontem e hoje, 3ª feira, a cidade cheira a fumo, o céu está cinzento e caem cinzas. Ainda não temos a devida dimensão do que está a ocorrer no nosso país. Precisamos, mais para o fim do ano, de uma informação detalhada sobre estes incêndios ao longo do ano no país e também no nosso concelho.

(Publicado no Jornal de Famalicão - 19.09.24)

Sem comentários:

Enviar um comentário