quinta-feira, 17 de abril de 2025

Famalicão em Movimento

ERREI !  –Na semana passada ao escrever que o jornal “bem amado”, da nossa terra, recebeu da Câmara Municipal publicidade da Semana Santa de página inteira que saiu na última,  errei, porque saiu sim, mas na 3ª página. Foi descuido meu e peço desculpa! Entretanto, pude verificar que a última página desse mesmo número estava já ocupada por inteiro com publicidade da Casa das Artes, ou seja, da Câmara Municipal. Afinal recebeu ainda mais publicidade camarária do que a que anunciei. Estou perdoado, julgo!

PUBLICIDADE – Seria interessante saber quanto gastou a Câmara Municipal em publicidade nos jornais do concelho e fora dele, com a devida justificação, ao longo do ano de 2024,  para fazer um juízo sobre o comportamento da Câmara neste domínio. Está claro que a Câmara Municipal  não revelará essas quantias voluntariamente. Seria necessário chamar pela  CADA (Comissão Administrativa de Acesso aos Documentos Administrativos) e,  depois, porque a Câmara resistiria ao parecer favorável da CADA, seria necessário recorrer aos tribunais administrativos. Ninguém está para ter esse trabalho e custo, nem sequer a oposição e é pena.

TAPA-MISÉRIAS – A cidade tem um conjunto de prédios degradados tapados por largos taipais de publicidade  camarária que escondem a miséria que está por detrás. Outras misérias de prédios degradados estão, no entanto, bem à mostra. Veja-se, por exemplo, junto do renovado Mercado Municipal. A Câmara não usa todos os diversos meios que tem ao seu alcance, desde logo os de persuasão, para acabar com esta miséria.

PRAÇA VERMELHA I– A Praça 9 de Abril denominada Praça Vermelha, desde que foi coberta com tijolinhos vermelhos,  é um lugar árido, onde ainda não estão plantadas as árvores que deveriam estar nos canteiros a elas destinados,  atualmente  cheios de pedras. Em vez disso, a Câmara arranjou lugar para  “plantar”  diversos candieiros. O preço de um destes dava para plantar todas as árvores necessárias para embelezar a Praça e amenizar o calor que dela salta no Verão.

RUA ANA PLÁCIDO – A Rua Ana Plácido precisa de uma atenção cuidada. Ela faz a ligação da Avenida Carlos Bacelar com o Hospital, mas essa ligação está mal resolvida,  servindo apenas uma faixa da Avenida. Por outro lado, mal resolvida está a ligação desta Rua com o Parque de Sinçães que lhe fica em frente a poente. Importa dar a conhecer previamente o que ali se vai fazer. Note-se que esta rua muito movimentada  tem edifícios muito altos a sul e a norte e não serve uma qualquer solução para os bem conhecidos problemas que enfrenta.   

PÁSCOA E PAZ – A Páscoa este ano  de 2025 é a 20 de Abril. Muitos de nós, como de costume,  aproveitamos este período para fazer férias e pouco nos importamos com os horrorosos sofrimentos que as guerras da Ucrânia e da Palestina provocam.

(JF-17-4-25)


Sem comentários:

Enviar um comentário