quinta-feira, 3 de abril de 2025

Falta Rasgo à Câmara

 HOSPITAL – Passei a pé,  no passado sábado, dia 29-3-25,  pela Rua Norton de Matos, que começa no lado nascente do Hospital, em direcção à Capela de Santo Adrião e não posso deixar de lamentar que o amplo campo, junto do Hospital, a norte da Rua Vasco de Carvalho esteja destinada a um armazém comercial sob o nome de um dos muitos hipermercados que por aí existem, quando deveria servir de apoio ao Hospital que tanto precisa. Uma Câmara com rasgo intervinha e enriqueceria a nossa cidade e o nosso concelho. Não a temos.

AVENIDA  PINHEIRO BRAGA – Aliás, o que é de esperar de uma Câmara que não encontra melhor urbanização do lado nascente da Avenida Eng.º Pinheiro Braga ( antiga EN n.º 14,  à saída para Braga) senão dar licença para a construção de dois grandes armazéns comerciais ( Continente e Lidl) que só ali estão porque os interesses privados prevaleceram sobre interesses públicos como, por exemplo, o da habitação? Trata-se de construções  sem qualquer valor arquitectónico, meros “pavilhões”,  que bem poderiam estar noutro local mais apropriado.

ECOCENTRO  MÓVEL – No centro da cidade, junto da Igreja Matriz Nova, foi colocado um ecoponto móvel, o que se saúda. Já não é de saudar a falta de indicação do tempo em que lá vai estar, nem a falta de informação sobre objectos que nele não se podem colocar. Nem todos sabem o que são, por exemplo, lâmpadas halogéneas.

CAIXAS DE ELECTRICIDADE – Chamaram-nos  a atenção para a existência em ruas da nossa cidade de caixas de electricidade que devem estar devidamente fechadas por serem de alto perigo, se indevidamente abertas. Ora, ao que parece existem caixas dessas estroncadas e ainda por cima permanecem assim depois de chamada a atenção das entidades que podem e devem agir nestes casos.

POMBOS – Eu não sabia, mas fiquei a saber que um pombo “correio” é capaz de fazer o trajecto Barcelona-Lisboa num dia sem parar, a não ser para beber. São 900 quilómetros! Também fiquei a saber que Famalicão é um centro columbófilo importante do nosso país. E, finalmente, também soube que, muito recentemente, Portugal conquistou um prémio de grande destaque no World Best Pigeon 2024, uma competição organizada pela Federação Columbófila Internacional que premeia os melhores pombos do Mundo com base nos resultados obtidos nas provas oficiais que se realizam em cada país, devidamente supervisionadas. Soube disso pela Rádio Antena 1 e pelo Dr. Salvador Coutinho, que percebe de pombos como poucos.

HOTEL GARANTIA – As obras do ex-Hotel Garantia parecem avançadas e importa que se concluam quanto antes. Ficava bem colocar junto delas  em lugar de muito destaque a data prevista do fim das obras não só para as pessoas saberem quando deixarão de estar limitadas na sua circulação pedonal,  mas também para se saber quando a cidade ficará enriquecida com novas habitações e lojas comerciais. Já duram há muito tempo aquelas obras.

CAMILO – Vale a pena ler e reler o artigo do Doutor José Manuel de Oliveira sobre a obra “Vinte Horas de Liteira” de Camilo Castelo Branco publicado na semana passada neste jornal. Se ainda não leu vale a pena ler. E se não é assinante, vá à Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco no Parque de Sinçães, pois está lá disponível.

(JF-3-4-25)

Sem comentários:

Enviar um comentário