PROBLEMAS DO CONCELHO – São tantos os problemas do concelho que podem e devem ser resolvidos pela importância que têm que não podemos nem devemos ignorá-los. E infelizmente ignoramos muitas vezes.
TIPOGRAFIA MINERVA –Eu já sabia que o edifício da Tipografia Minerva corria riscos, mas o que não sabia é que a protecção que lá colocaram não protegia nada. Está colocada do lado errado ou pelo menos é preciso colocar uma do outro lado. Fiz diligências junto da Câmara para agir em tempo, utilizando o meios que tem ao seu dispor. Veremos.
CARTAZES – Já é tempo de retirar os cartazes e painéis relativos às eleições locais de 12 de outubro de 2025. Temos o direito de ver as ruas, avenidas, rotundas e outros locais livres de publicidade.
PUBLICIDADE COMERCIAL - Já basta a publicidade comercial que é também ela excessiva e deveria ser regulamentada para a reduzir. A publicidade excessiva ao ar livre, nos recintos desportivos, na rádio e na televisão e noutros locais, sem esquecer as redes sociais, é uma autêntica praga.
PONTO VERDE – Li numa publicidade da sociedade “Ponto Verde” que interessa ler ( também há publicidade positiva) que “7 em cada 10 portugueses já separam as embalagens. Mas destes, só 1 é que separa mesmo bem”. E acrescenta “Vamos mudar isso? Vê como separar melhor as embalagens em ponto.verde,pt” (Público, 20 de outubro de 2025). Precisamos de separar mesmo bem as embalagens que inundam à nossa volta.
ANÁLISE DOS RESULTADOS – Os resultados das eleições de 12 de outubro no nosso concelho deveriam ser objecto de uma atenta análise. Bem gostaria de a fazer se fosse jornalista e tivesse tempo. Temo que essa análise não seja feita, apesar de termos cinco(5) jornais locais. Essa análise faz falta e não é difícil de fazer. Apenas requer tempo.
CHUVA – Chove fortemente nesta tarde de terça-feira, dia 21-10-2025. A chuva surgiu desde domingo, depois de um longo período de seca. Para muitos já aborrece, mas é muito necessária. Lembro-me sempre nestas alturas do médico veterinário Dr- Pinguinha (só uma, como costumava dizer quando lhe chamavam Pinguinhas). Criticava quem se insurgia contra a chuva, dizendo que “água é vida” e tinha toda a razão.
ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS – Vale a pena ouvir o podcast do Observador “A Eleição Mais Louca de Sempre” sobre as eleições presidenciais de 1986 em que foram candidatos Maria de Lourdes Pintasilgo, Francisco Salgado Zenha, Mário Soares e Diogo Freitas do Amaral. Basta navegar na net, pois está livremente disponível.
PLÁSTICOS – É impressionante a quantidade de plásticos que invadem as nossas casas, os estabelecimentos comerciais e outros, as terras e os rios. É preciso lutar contra essa invasão-
SIRVA – O Sistema Intermunicipal de Resíduos do Vale do Ave é a nossa LIPOR. Trata os resíduos de Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Trofa, Vieira do Minho, Vila de Conde, Vila Nova de Famalicão e Vizela. Trata-os bem? Melhor ou pior que a LIPOR?
(JF-23-10-25)
Sem comentários:
Enviar um comentário