domingo, 14 de julho de 2013

Temas Vários em Tempo de Campanha e de Crise

CRISE – É raro escrever sobre temas nacionais. No entanto, no meio desta grave crise,  é difícil fazer de conta que nada se passa. Pela minha parte desde há muito (desde 2009) que defendo, sem reservas,  um governo de crise, envolvendo pelo menos os dois principais partidos nacionais. Foi pena que o Presidente da República não  o tivesse exigido a José Sócrates em 2009 e não tivesse feito em 2011 o que fez agora. Bastava estar atento para ver que este Governo não ia longe.



FESTAS – Moro aqui a pouco mais de 100 metros dos Paços do Concelho, podendo ver as horas no relógio da Torre. Não há fim de semana de Junho,  Julho e seguramente de Agosto que não  ouça foguetes de festa. É Calendário. É Gavião.  É Brufe (ainda a semana passada com um calor tremendo). É Antas. É Famalicão e até Louro,  Mouquim, Outiz, Cabeçudos e  Esmeriz, apesar de estarem um pouco  mais longe.

SEDE DA FREGUESIA – Está a ficar pronta a sede da nossa freguesia de Vila Nova de Famalicão. Está a ficar bonita e ampla como devia, desde há muito. Pena é que vá ficar sem junta e sem assembleia a partir do mês de Outubro. Certamente por pouco tempo. Haverá quem, com juízo, restitua à freguesia o que lhe pertence.


REDE DE SANEAMENTO E ÁGUA

 Paulo Cunha (PC)  promete concluir a rede de saneamento e água do concelho  até 2015. Ao mesmo tempo promete alargar a rede de recolha de resíduos solos urbanos no regime porta-a-aporta. Uma pergunta: quanto custará essa conclusão prometida?

 
METRO ATÉ FAMALICÃO

 Custódio Oliveira (CO) promete estudar a viabilidade do prolongamento da linha de metro até Famalicão, tendo em conta que está previsto que ela chegue à Trofa. Preferia que fosse melhorado o serviço de urbanos entre Famalicão e Porto, deixando de haver as constantes paragens à aproximação do Porto. O trajeto poderia demorar menos 10 minutos e o conforto aumentar. Uma pergunta: a Estação dos Comboios de Famalicão não merece uma palavra?

.
PUBLICIDADE DA CÂMARA

Notei a falta de publicidade camarária  esta semana. Qual a razão?

 
BLOCO DE ESQUERDA

 O Bloco de Esquerda tem estado ativo e José Luís Araújo depois de uma entrevista ao Cidade Hoje aparece de novo agora entrevistado pelo Opinião Pública.


CDU

 Miguel Lopes é o candidato da CDU à Câmara Municipal  de Famalicão


PROGRAMAS E PESSOAS

 Tentarei estar atento aos programas  dos candidatos e às  equipas que se apresentarão às eleições de 29 de Setembro. Todos deveremos estar particularmente atentos. Que equipa irá apresentar Paulo Cunha? E Custódio Oliveira? E as demais forças concorrentes?

ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS

 Alguém estará  a pensar nas assembleias municipais? É fundamental a renovação também aqui e a renovação com gente nova.

FOTOS

 As fotos na imprensa local  dos candidatos das duas principais forças políticas do nosso concelho  na semana finda, a saber Paulo Cunha (PC)  e Custódio Oliveira (CO),  repartiram-se assim:

Jornal de Famalicão - PC – 5;  CO – 2

Povo Famalicense –– PC – 6;  CO - 2

Opinião Pública – PC – 3;  CO - 1

Cidade Hoje – PC – 6 ; CO – 1

António Cândido de Oliveira

 

 




 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário