quarta-feira, 4 de maio de 2022

REFLEXÕES

ANTONINAS – Quase meio milhão de euros para as Festas Antoninas (9 a 13 de Junho de 2022– 468.000 euros) é demasiado. Num município com a devida ponderação dos seus problemas e necessidades, gastar-se-ia muito menos e o que se poupasse poderia ter muito mais utilidade para todos.

SOFRIMENTO - A vida é feita de alegria e sofrimento. O sofrimento está muito presente, mesmo naqueles que têm saúde e gostam de viver. Em todos nós há tanta dor, por razões pessoais, familiares, em pessoas mais próximas ou afastadas e ainda o saber que se sofre na Ucrânia e noutras guerras ou nos que morrem por fome ou sede. A nossa impotência é manifesta, mas o dever que temos de lutar sempre para diminuir esse sofrimento na medida do possível e a todos os níveis deve acompanhar-nos. E, depois, a esperança de que o sofrimento e a morte não sejam o único fim que nos aguarda.

PAZ – Na Ucrânia saber quem vence é o menos. O que mais interessa é desapartar, pacificar. Depois tudo se resolve melhor ou pior. Fazer sofrer inocentes é que não.

GUERRA - Em entrevista ao Expresso desta semana (Revista) disseram, em certo passo, à escritora Margaret Atwood, com 82 anos, mas ainda muito activa: “ Mas a Europa conseguiu manter a Paz por 77 anos”. Resposta : “As pessoas habituam-se, pensam que é normal, que a guerra nunca mais vai acontecer. Esqueça. Não existe o nunca mais. As coisas voltam sempre”.

POLÍTICA – A política no seu sentido mais elevado, naquele que vale a pena é uma luta nos mais diversos níveis, a começar no nível local, pelo bem estar das pessoas, de todas as pessoas e do mesmo passo uma luta contra o sofrimento, contra tudo o que causa sofrimento.

CONSULTAS DE SAÚDE ORAL – Uma política activa de saúde oral a nível municipal é muito mais importante e dá mais felicidade do que o “maior orçamento de sempre das Antoninas”. Prevenção, educação apropriada e tratamento desde a infância (uma especial atenção às escolas) é muito melhor. É preciso ir mais longe do que noticiava o OP da semana passada.

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 04-05-2022)

Sem comentários:

Enviar um comentário