domingo, 1 de setembro de 2013

Crítica eleitoral


CRÍTICA ELEITORAL
Surpreende-me a falta de crítica nestas eleições.
Promessas há todas as semanas. Análise séria dos problemas do concelho  não existe.
Mas não haverá  assuntos no nosso concelho a merecer neste período adequada  exposição e debate? Posso dizer que há montes deles e a dificuldade está  apenas a escolha.

FREGUESIA
O Dr. Durval Ferreira, conceituado advogado e autor, sai, no último número do Povo Famalicense,  em defesa da freguesia de Vila Nova de  Famalicão ( e da sua sede), tendo a amabilidade de referir o que sobre esse assunto escrevi.
A minha opinião de fundo  sobre esta matéria é a de que devemos lutar pela restauração da freguesia de Vila Nova de Famalicão no mais breve prazo. Até admito e entendo que se pode e  deve fazer um ajustamento de limites  e pensar numa reforma territorial das freguesias do nosso concelho e de outros. Uma reforma que antes de mais parta de um conceito de freguesia. Enquanto não  assentarmos num adequado  conceito de freguesia  nada se fará bem feito.
Depois, é preciso tempo. Estas coisas não se fazem assim de  um ano para o outro.  É preciso pensar, dialogar e decidir. Fez-se a reforma à pressa invocando imperiosas  razões financeiras. Não se disse a verdade. A poupança – se poupança houver –  será  irrelevante.
Por outro lado não houve racionalidade nesta  reforma. Que racionalidade há em  fundir Vila Nova de Famalicão com  Calendário e deixar intocada a freguesia de  Brufe?  E que freguesia nova  é esta a denominada União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário  que irá de Mouquim a Vilarinho das Cambas?
Esperemos pelo que dirão os candidatos. Dirão algo  mesmo?
Votar nulo (riscando com uma cruz todo o boletim de voto para a assembleia de freguesia)  é a minha intenção neste momento.

LISTAS DO PS
Já se conhecem as listas do PS. Ou melhor conhecem-se os primeiros nomes para a Assembleia Municipal e para a Câmara Municipal.
A novidade maior já não é novidade. Chama-se Custódio Oliveira.
Quanto ao resto a lista tem um mérito. Diz-nos como está o PS em Famalicão.

FÉRIAS

Com a entrada da maior parte da imprensa local em férias as noticias vão escassear. Pela minha parte tentarei continuar a dar notícias através de  http://noticiasdefamalicao.blogspot.pt/
 Aconselho também os leitores   a seguir as eleições locais de 2013, em todo o país,  em www.publico.pt/autarquicas2013

António Cândido de Oliveira

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário