domingo, 29 de setembro de 2019

Diário Famalicense - Apontamentos (26-9-2019)

OPINIÃO - Importa repetir. A imprensa famalicense precisa de mais opinião. Opinião diversificada e centrada nos problemas locais. Com muito agrado, o presente espaço vai ser partilhado com o Dr. João Afonso Machado de modo que cada um de nós escreverá, em regra, de 15 em 15 dias.

REABILITAÇÃO URBANA - A nossa cidade precisa muito de reabilitação e a notícia de que o edifício da antiga Caixa Geral de Depósitos vai enriquecer o centro da urbe, mantendo o aspeto exterior em granito bem como a sua volumetria é uma excelente notícia. Todos desejamos que a recuperação ocorra em breve prazo e de acordo com o anunciado.

HOTEL GARANTIA- E desejamos também que em breve possamos ler e ver a reabilitação do antigo Hotel Garantia. A situação atual daquele edifício dá uma péssima imagem da nossa cidade e obriga a uma intervenção urbanística de elevada qualidade. Intervenção que deve abranger também o buraco causado pela queda de dois prédios que lhe estavam próximos, na Rua de Santo António. Temos o direito, como famalicenses, de ver bem tratado o nosso centro histórico.

CASA DO DR. SOUSA FERNANDES - O nosso município adquiriu e bem o edifício que está entre o Hotel Garantia e o Arquivo Municipal Alberto Sampaio, na Rua Adriano Pinto Bastos, e que foi morada durante décadas do Dr. Sousa Fernandes, ilustre médico famalicense. Mas não basta adquirir. Importa agora dar-lhe uma boa utilização e fazer também ali uma boa recuperação.

MADEIRA - Quem vai para a Póvoa de Varzim na autoestrada vê, do lado esquerdo e junto de um parque de estacionamento de veículos pesados (Fradelos?), uma grande quantidade de madeira empilhada. Não existe e deveria existir uma indicação bem visível do que é aquilo e do que se pretende fazer. Esperemos que seja algo a favor do ambiente.

UNIVERSIDADE - Quantos alunos frequentam em Famalicão o ensino superior (universitário e politécnico)? No total e por estabelecimento? Consolidar Famalicão como cidade universitária é de todo o interesse. E quanto ao acolhimento de novos alunos sejamos civilizados. Para comportamentos que nos envergonham, basta!

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública de 26-9-2019) 

Sem comentários:

Enviar um comentário