quarta-feira, 14 de abril de 2021

Apontamentos vários

Nove de Abril de 1918 – Batalha de La Lys

                No passado dia 9 de Abril de 2021 desloquei-me  à Praça 9 de Abril para lembrar os mortos da Grande Guerra.

                Em 9 de Abril de 1918 ocorreu a Batalha de La Lys durante a qual morreram em França  numerosos militares portugueses que não puderam resistir a uma violenta ofensiva alemã.

                Entre eles estavam militares famalicenses cujo nome está gravado no maior  monumento  da nossa cidade, junto da velha Igreja Matriz.

                Visitar o monumento nesse dia é um hábito que tenho  há muitos anos.

 Informação recebida da câmara municipal

                Comecei a receber alguma da  informação solicitada à Câmara Municipal.  Assim o nosso concelho com  201 Km2 de superfície  tem uma área florestal de cerca de 64,5Km2 e uma área agrícola de mais de 65,5 Km2. Sobram, pelas minhas contas,  70 Km2 de  área urbanizada e para outros fins que gostaria de conhecer mais detalhadamente.   De qualquer modo temos uma área florestal e uma área agrícola muito significativas que importa enriquecer

 Árvores do nosso concelho .

                Pedi uma informação sobre o número de árvores do nosso concelho, informação que é possível obter por estimativa e que o Gabinete Técnico Florestal do município já deve ter ou pode obter, pois há cálculos para o efeito. O que interessa é aumentar o número de árvores e dentro destas as mais tradicionais do nosso país  para compensar a enorme quantidade de eucaliptos. O meu colega de opinião neste jornal , Dr. Domingos Peixoto,  diz e bem que a câmara não tem florestas para plantar árvores, mas tem, a nosso ver, o dever de fomentar a valorização da que existe no concelho, pondo à disposição dos proprietários árvores de qualidade, numa actuação bem concertada. Outros municípios assim o fazem. Acresce que  a câmara pode e deve plantar árvores em ruas, avenidas praças e parques, melhorando   também desse modo o ambiente do nosso concelho.

        Passeios

                Chegam frequentes queixas sobre o estado dos passeios da cidade. Dizem-nos e também temos visto  que muitos estão muito mal cuidados, constituindo um perigo para quem os utiliza. Urge cuidar dos passeios num trabalho concertado entre o município e as freguesias. Veremos o que dirão os programas das listas para as eleições locais de outubro de 2021 sobre esta matéria. Não interessam anúncios vagos de atenção pelos passeios, mas o modo concreto como vão agir para os melhorar

  (Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 14-04-2021) 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário