quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Eleições locais de 2021

RESULTADOS – A Coligação PSD/CDS liderada por Mário Passos venceu claramente as eleições para a Câmara Municipal. Ainda que tivesse perdido mais de 11.000 votos em relação a 2017 obteve quase 53% do total de votos, elegendo 7 dos 11 vereadores que compõem a nossa Câmara Municipal. Por sua vez, o PS aumentou o número de votos (mais de 6.500) mas ficou apenas com 32,16% dos votos. Deu, no entanto, para conquistar mais um vereador do que em 2017, ficando com 4. Os restantes cinco partidos concorrentes tiveram votações muito baixas, conseguindo apenas eleger dois membros para a assembleia municipal. Um para o Chega e outro para a CDU.

FREGUESIAS – Os resultados das freguesias foram bem expostos em duas páginas do OP com a vantagem de juntar fotos e ficarmos a saber que apenas foram eleitas 4 mulheres para o lugar de presidentes de junta. Bem gostaríamos de um tipo de letra um pouco maior para ler sem dificuldade os resultados freguesia a freguesia. Os resultados gerais do município e freguesias mereciam um suplemento de 4 páginas. De notar ainda que impressiona a mancha de freguesias que ficaram nas mãos da Coligação PSD/CDS, obtendo o PS apenas três. Não pode passar despercebido, entretanto, as 9 freguesias conquistadas por movimentos de independentes. Não temos informação quais destes movimentos são os verdadeiramente independentes e quais os recentemente convertidos à independência.

TOMADA DE POSSE – Vamos assistir a tomadas de posse nas próximas semanas e será interessante verificar como correu a eleição dos vogais das juntas nas diversas freguesias. Por vezes, há problemas e não pequenos.

OPINIÃO PÚBLICA – Esperemos que a democracia local não tenha terminado no dia de eleições. Aguarda-se que os eleitos para a Câmara e para a Assembleia, sem prejuízo dos eleitos para as freguesias, colaborem na imprensa local, emitindo opinião sobre os problemas do nosso concelho.

ASSUNTOS – O nosso concelho desde a cidade às freguesias tem tantos assuntos de interesse para abordar que o estranho será que sobre eles a nossa imprensa não haja informação e opinião.

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 6 de outubro de 2021)

Sem comentários:

Enviar um comentário