quarta-feira, 23 de março de 2022

TERRITÓRIO, TERTÚLIAS E PAZ

EXPOSIÇÃO – Tive a oportunidade de visitar, na Casa do Território, ainda que rapidamente, a Exposição “Naturalmente Famalicão – Cronologia de uma Paisagem” que procura percorrer 6.000 anos do território do nosso concelho. Vale a pena a visita que tem, como coordenador científico. o ecólogo Dr. Vasco Flores Cruz.

DATAS – Algumas datas indicadas ao longo de 6.000 anos merecem devida atenção histórica. Assim a data de 1410 ( Perda da Autonomia Administrativa) e 1835 ( Criação do Concelho). São datas, pelo menos, discutíveis.

TERRITÓRIO – Por um mapa que acompanha a Exposição pode verificar-se que dos cerca de 200 Km2 do nosso município, 70 Km2 constitui espaço florestal, 60Km2 espaço urbano ( em sentido amplo) e 70 Km2 espaço agrícola. Trata-se, claro, de números aproximados, mas que têm todo o interesse. Faz todo o sentido ordenar bem toda a área concelhia e valorizar especialmente o território agrícola e florestal.

SESSÃO - A “Associação Famalicão em Transição” vai organizar no dia 26 de Março de 2022 (sábado) uma visita seguida de debate a esta exposição. Esta associação, da qual tomei conhecimento há pouco tempo, foi fundada em 25 de Agosto de 2016 e tem como fins entre outros “mudar progressivamente os comportamentos no sentido de uma vida mais sustentável e em sintonia com a natureza e a comunidade”(artigo 2.º dos Estatutos). Merece toda a atenção.

TERTÚLIAS – Famalicão não tem uma vida associativa cívica muito relevante, mas apesar disso existem tertúlias informais e pena é que delas não haja notícia mais detalhada. Aponto duas: a tertúlia que reúne no Café São Paulo (Rua Ana Plácido) e outra de que faz parte o Dr. Mário Martins e antigos presidentes de junta que também reúne (ou reunia) regularmente. São formas de encontro entre pessoas para falar de assuntos locais e nacionais. Fazem falta e, aligeirado o tempo de pandemia e com melhor tempo atmosférico, será bom ouvir falar delas.

PAZ – Enquanto durar esta guerra, na Europa, não deixarei de escrever pela Paz. O Opinião Pública Digital no resumo diário de 2ª feira, dia 21 de março de 2022, informava “Crianças do Colégio Mundos de Vida pedem Paz para a Ucrânia nas Ruas de Famalicão”. Bem fizeram estas crianças e Famalicão deveria organizar uma manifestação, reunindo muita gente de todas as idades, pois o horror da guerra está aqui bem perto de nós.

INFORMAÇÃO – Aguardo informações sobre assuntos locais da câmara municipal para delas dar notícia e comentário.

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 23-03-2022)

Sem comentários:

Enviar um comentário