quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Reabilitação Urbana

GARANTIA – As obras do ex-Hotel Garantia parecem ir em bom ritmo e isso é boa notícia. As obras perturbam muito a circulação no centro da cidade e quanto mais rápidas correrem melhor. Isso interessa até para ver como vai ficar o edifício, pois só depois de pronto poderemos avaliar o impacto que terá.

REABILITAÇÃO URBANA – Já não é boa notícia a situação de abandono ou não utilização de muitos prédios na cidade. Assim sucede, desde logo,  no prédio propriedade da câmara ( o que é ainda mais grave) situado na Rua Adriano Pinto Basto ao lado do Arquivo Municipal Alberto Sampaio. Outros prédios abandonados, degradados ou sem utilização situam-se  na esquina da  mesma Rua Adriano Pinto Basto com a Av. Narciso Ferreira ( o prédio colorido), no redondo da Av. Narciso Ferreira com a Rua Alves Roçadas ( que se passa?), tudo sem esquecer o prédio junto do Mercado ( antigos Armazéns Martinho Carneiro) e ali próximo também o prédio da ex-Residencial Francesa. E estes são apenas alguns. Era  necessário ter uma lista dos prédios degradados na cidade.

CÂMARA MUNICIPAL - Não se diga que o município não pode fazer nada, porque não é verdade. Pode pôr em marcha uma política activa de reabilitação do centro urbano, pode conversar com os proprietários e pode desde logo dar o exemplo no prédio que lhe (nos) pertence na Rua Adriano. Para além do seu poder de influência,  a câmara tem ainda instrumentos fiscais ao seu dispor e que pode utilizar.

AVENIDA PINHEIRO BRAGA – Neste momento há duas avenidas Pinheiro Braga: uma bem desenhada desde a rotunda até ao Tribunal e outra desde o Tribunal até à rotunda da variante. Vejam a diferença. A primeira bem desenhada e pronta; a segunda confusa,  em obras que mal avançam e que não se sabe quando terminarão. De quem é a responsabilidade?

TRANSPORTES URBANOS – Parece-me que há que dar mais informação sobre o funcionamento dos transportes urbanos no nosso concelho. Os meios de comunicação social locais têm aqui um papel a desempenhar, procurando ouvir os utentes. A ideia que fica é que as coisas não estão a correr bem. Mas não estarão mesmo? Informação, precisa-se.

O VOLTAS – Um dos mais curiosos e bonitos veículos dos transportes urbanos é o “Voltas” que faz o circuito urbano. Vejo-o passar na Rua Cupertino de Miranda vindo da rua Ana Plácido  vazio ou quase. Será sempre assim?

SESSÃO PÚBLICA – A sessão pública sobre a urbanização da cidade e particularmente da zona do Tribunal está em preparação. Está pedido o auditório da Biblioteca Municipal para o dia 1 de Março de 2024 ( 6ª feira) entre as 18 e as 20h. Conta-se com a presença de uma representação da câmara, com a participação dos promotores imobiliários, da ACIF, de eleitos locais, dos meios de comunicação social e dos famalicenses que desejam o melhor para a nossa cidade. Todos serão convidados. É a democracia local a funcionar.

(Artigo enviado para o jornal Opinião Pública de 21.2.24, mas não publicado)

Sem comentários:

Enviar um comentário