quinta-feira, 23 de maio de 2019

Diário Famalicense - Apontamentos (23-05-2019)

INFORMAÇÃO , O nosso município, através da Câmara Municipal, cuida muito bem da informação oficiosa, isto é, da informação de dentro para fora, do município para os munícipes. Cuida, porém, muito pouco da informação de fora para dentro, ou seja, não se interessa muito por atender facilmente os munícipes que pretendem informação de interesse geral. Tenho experiência disso.

CONSEQUÊNCIAS , Por via disso, muitas vezes quem escreve comete erros por deficiência de informação. Por exemplo, estava convencido (e não só eu) de que os mais de 11 milhões de euros de que se fala para a revitalização de parte do centro urbano eram destinados apenas ao chão, às ruas e praças, dos locais a revitalizar, mas fiquei com ideia diferente depois de visitar o Departamento de Urbanismo para consultar os documentos em discussão pública. Ao que parece, nessa parte, vão gastar-se 5,5 milhões de euros; o resto ficará nomeadamente para o Mercado.

MERCADO MUNICIPAL , Se bem compreendi, a reabilitação do Mercado vai ser a primeira obra a avançar, o que se aplaude. O Mercado vai ser reabilitados e não deitado abaixo para fazer outro. Também é de aplaudir. Não sei se pode consultar a maquete respetiva. Ela deveria estar disponível na página do município.

VELHA CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS , Já está um anúncio a dizer que entrou um pedido de licença de obras no edifício da esquina da Rua de Santo António, junto do “Hotel Garantia”. Não sei o que vai sair dali e interessa saber. Tentei o Balcão Único (BU). Vejam o resultado.

BALCÃO ÚNICO I , Telefonei para o BU há 2 minutos (dia 21.5.19, às 9,35h). Marquei o nº 1. Fiquei na fila de espera. A minha posição é o número dois, disse-me uma voz automática. Já me repetiram a minha posição mais de cinco vezes. Sempre no nº 2. Já passaram cerca de 10 minutos. Depois de esperar 15 minutos, desisti.

BALCÃO ÚNICO II , Fui ao Balcão Único ao fim da tarde. Bem atendido, mas já cheguei tarde.
Para questões de urbanismo o Balcão fecha às 16,30h e não às 18h como, certamente por lapso, os serviços telefónicos do município me informaram. Trouxe o formulário “Direito à Informação” impresso para preencher em casa. Este formulário, no entanto, é para quem tem interesse direto e o meu interesse não é “direto” nos termos da lei. É um interesse geral como munícipe. Preencherei na mesma e verei o resultado.

NOVA ACRÓPOLE , Esta organização, que está implantada também em Famalicão, vai organizar uma caminhada cultural e histórica pelo Centro da Cidade e convidou-me para colaborar. Alguém me pode indicar em que data se construiu a velha EN nº 14 que liga Porto a Braga e que hoje está transformada em ruas e praças? Ela vem do lado do Porto passa junto da Posto de Turismo/Pingo Doce, segue em linha quase reta até à Rotunda de Santo António e segue para Braga, passando ao lado do Tribunal Judicial.

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública de 23-5-2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário