quinta-feira, 30 de maio de 2019

Diário Famalicense - Apontamentos (30-05-2019)

ESCOLA BÁSICA DA SEDE I , O dia das eleições europeias (26.5.19) permitiu a muitas pessoas entrar na antiga Escola Primária da Sede (Rua Conde de São Cosme do Vale, sem saída), junto dos Paços do Concelho, agora profundamente renovada. As eleições possibilitam encontros e conversas agradáveis sobre temas diversos, com a regra de não se falar de opções de voto. Fala-se, no entanto, das abstenções e fala-se principalmente de outros assuntos. A Escola renovada era um deles. “Já não é a minha Escola” dizia uma antiga aluna, chamando a atenção para as profundas transformações operadas no edifício, positivas umas, negativas, outras.

ESCOLA BÁSICA DA SEDE II - Pela minha parte, o que mais me chocou de imediato foi a falta de árvores e o excesso de cimento no chão. Nem uma árvore! E lembro-me de ajudar a plantar várias há muitos anos, integrado num grupo que se denominava ASPA/GIE, uma delegação da ASPA de Braga e um Grupo de Intervenção Ecológica de Famalicão, na frente do edifício, e com a presença do Dr. João Costa (Delegado de Saúde). É preciso, urgentemente, plantar árvores nos escassos espaços não ocupados pelo cimento e não só. Árvores adequadas com raízes que cresçam para baixo e sejam renovadas sempre que se desenvolvam em excesso e causem prejuízo.

PARQUE DA CIDADE , Não deixarei de falar repetidamente nisto: o Parque da Devesa deve transformar-se no Parque da Cidade e isso só acontecerá quando se fizer a ligação dele com o Parque de Sinçães, (o que não é difícil) e o prolongamento até ao Tribunal Judicial, aproveitando a parte central da Quinta abandonada há décadas que ali existe e a nesga de passagem que ainda é possível utilizar.
Se o Parque crescer ganhará a cidade e os proprietários da Quinta que já foi conhecida como dos Machado Guimarães. Precisamos de estar atentos.

INFORMAÇÃO AOS MUNÍCIPES , Se eu quiser saber como vai ser reabilitado o velho Mercado Municipal ou o que se pretende fazer na velha Caixa Geral de Depósitos, tenho de ir ao Balcão Único, tenho de preencher e entregar formulários lá disponíveis e tenho de esperar que seja chamado para me darem as informações pretendidas (foi o que me disseram através de telefonema que fiz para o 252320900, o número oficial da Câmara Municipal). Isto chama-se burocracia e convite à passividade dos famalicenses.

ESPAÇO DOS FAMALICENSES , O município deveria ter uma atitude inteiramente diferente, promovendo a participação. Poderia e deveria ter na página oficial do município um espaço interativo para perguntas, sugestões, reclamações e troca de opiniões sobre assuntos de interesse para os famalicenses. Só não existirá esse espaço se não se não se quiser mesmo fomentar o debate público local.

COLÓQUIO ANTÓNIO SÉRGIO , Com pena minha, não pude participar no Colóquio “Revisitar António Sérgio: cinquenta anos depois” que decorreu no dia 24 de maio de 2019, durante todo o dia, no Museu Bernardino Machado. O Colóquio teve muito interesse pelo tema e pelos intervenientes.
Parabéns à organização! Pena que não ficasse gravado e disponível para ser ainda ouvido.
EN nº 14 , Recebi informações sobre a data da conclusão da EN nº 14 que atravessa o centro de Famalicão. O ano indicado é 1850. Continuarei a procurar e receber informações (acmoliveira2011@gmail.com).

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública de 30-5-2019)

Sem comentários:

Enviar um comentário