quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

MUNICÍPIO ABERTO 24 HORAS

INTERESSES DOS FAMALICENSES - O que vai escrito a seguir só pode ser compreendido por quem tenha plena consciência de que a razão de ser dos municípios é cuidar dos “interesses próprios” dos munícipes. Está assim expressamente na Constituição no seu artigo 235.º, n.º 2.

ABERTA 24 HORAS – A nossa câmara municipal deveria estar aberta todos os dias 24 horas em vez de fechar às sextas-feiras ao meio-dia para fim de semana. Não se assustem os leitores com esta entrada, porque, por um lado, não defendemos que os serviços estejam sempre abertos dia e noite e porque, por outro lado, a nossa câmara está já aberta 24 horas.

252 320 900 – Se ligar para este número do nosso município, de dia e de noite será atendido.  Fora das horas de serviço, será atendido por uma pessoa da empresa de segurança das instalações que dará as informações que tem ao seu alcance. O problema, porém, está aqui. Esta pessoa que nos atende por pertencer aos serviços de segurança (empresa externa) não conhece os assuntos do município e pouca informação pode dar. O que era preciso era que houvesse no município, de entre as centenas de trabalhadores que ele tem (ou de algum dos assessores),  uma que pudesse bem  atender para dar as informações que o segurança não pudesse dar.

TRABALHADOR/ASSESSOR - Não seria um trabalhador ou assessor com horário de trabalho e assim teria dispensa  do horário normal dos trabalhadores. A sua missão seria a de estar bem informado sobre o concelho, ter bom conhecimento dos conteúdos da página oficial do município  onde circula muita informação e estar disponível fora das horas de serviço para atender os munícipes que precisassem de informação que precisassem e  não pudessem obter através do segurança . 

QUE INFORMAÇÃO?  -  Muita dessa informação  dada ao fim de semana ou  fora das horas de serviço poderia ser sobre telefones ou contactos úteis, farmácias de serviço, médicos de urgência (nem todos os doentes querem ir logo para o hospital) , fugas de água, falhas do serviço nocturno de recolha de lixo e  outras informações que o segurança não tivesse ao seu  dispor  e fosse necessária  a ajuda deste trabalhador/assessor. A ideia era facilitar o mais que fosse possível a vida ao munícipe que precisasse de ajuda.

ESCLARECIMENTO - Estas medidas de aproximação aos munícipes aqui propostas podem parecer ousadas, mas a nosso ver não são e nem sequer seriam muito caras. Gasta-se muito mais dinheiro noutras coisas menos necessárias  e a obrigação do município é dar satisfação a todos os interesses dos munícipes que estejam ao seu alcance. Um dia isto vai ser normal e por agora só falta dar passos nesse sentido.

SINTA O CORAÇÃO –Primeiro, deixa-se encher a cidade de cadeias de centros comerciais e hipermercados. Depois,  a ACIF coloca dísticos nas árvores a dizer aos passantes  para comprarem no comércio tradicional. Fraco remédio. Todos sabemos quem, no fim, fica a perder. 

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 16-02-2022)

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