quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Opinião Pública

OPINIÃO PÚBLICA – A opinião pública famalicense deixa muito a desejar. Escreve-se muito pouco sobre os problemas do município. Precisamos de gente nova ativa a ter opinião nos nossos meios de comunicação social, desde logo, os impressos.

ORÇAMENTO MUNICIPAL – Foi aprovado, na semana passada, pela Câmara Municipal o orçamento para 2023 sem qualquer debate público, sem ouvir os partidos da oposição como a lei manda (se foram ouvidos, não se deu por isso e também eles merecem crítica) e sem se saber detalhes do mesmo (a página oficial do município dá mais destaque às festividades de Natal que pouco são da sua conta do que ao orçamento de 139 milhões de euros que são da sua exclusiva responsabilidade). Só por isso, que não é pouco, o orçamento bem merecia um voto contra.

GEMUNDE I – Gemunde é uma terra bonita do nosso concelho. Já foi freguesia como consta do mapa anexo ao Decreto de 6 de novembro de 1836 que criou o nosso concelho (ver o livro “O Mapa Municipal Português- 1820-2020 – Reforma de Passos Manuel”) e hoje faz parte da freguesia de Outiz. Apesar de pequena tem belezas naturais (e não só) que devem merecer toda a atenção.

GEMUNDE II - É impossível falar desta terra sem falar de Jorge Reis. Jorge de Gemunde como era conhecido. Proprietário do solar que agora parece estar abandonado e de largas terras à volta ali se formou vasta zona florestal, agora em foco por causa da central solar fotovoltaica.

GEMUNDE III – Há muita informação que falta sobre esta central, sobre os promotores e mesmo sobre o território onde a intervenção está a ser feita. Essa informação deve ser dada de forma muito clara e com destaque na página oficial do município com texto, fotos e outras imagens de modo a que todos possamos ver o que se passa. É um direito que temos.

GEMUNDE IV – Entretanto, quem olha para o solar, para a terra agrícola que está próxima da estrada municipal e para a floresta que está mais atrás vê, como é urgente, uma intervenção municipal ali para enriquecer o território do nosso município. Tenha-se sempre presente que o direito de propriedade privada não confere a quem dele é titular o poder de fazer o que bem lhe aprouver. O Plano Diretor Municipal (PDM) certamente cuidou disso, mas sabemos como os PDM não se cumprem. Gemunde merece continuar a ser cada vez mais bonita.

HOSPITAL – ALARGAMENTO – O que querem fazer do nosso Hospital? Fechá-lo e fazer um novo? Não me parece possível. O que me parece possível e razoável é alarga-lo e tem por onde. Preciso é que o município ajude do ponto de vista urbanístico e não o atrofie como tem feito até agora. Se o município não considerar, por exemplo, como muito importante para o nosso hospital o largo terreno próximo que fica a norte da Rua Vasco Carvalho e, em vez disso, der permissão para outra utilização urbanística o melhor é aceitar que vamos ter um Hospital cada vez menos capaz de servir devidamente o nosso concelho e a área que atualmente serve com as consequências daí decorrentes. Não nos queixemos depois!

MARGARIDA MALVAR – HOMENAGEM - Sempre admirei Margarida Braga Malvar pela sua dedicação à família e pela luta, desde muito nova, por um mundo mais justo e igual e por isso, mais livre. Luta, movendo mulheres e homens, com alegrias e tristezas, momentos altos e baixos, mas sempre com o mesmo horizonte e, se não nos dias de hoje, nos de amanhã.

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública, de 30-11-2022)

Sem comentários:

Enviar um comentário