quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Qual a opção da Câmara?

O QUE FAZ FALTA - Junto do nosso Hospital (São João de Deus),  num bom espaço livre que fica a norte,  há todo o interesse em construir uma unidade para tratamento de doentes que não necessitem de internamento em enfermarias,  libertando camas destas para quem delas  precise. Em alternativa, por iniciativa particular, será muito útil construir uma unidade de acolhimento de pessoas que precisem de cuidados que não possam  ter em casa. Uma ou outra destas opções (ou ainda outras) poderá ser concretizada e poderá até ser rentável para quem tome a iniciativa, contando com o apoio do Estado ou até sem ele. Disto precisamos, mas certamente não vamos ter.

O QUE DÁ LUCRO - O que vamos ter em Famalicão  é  com toda a probabilidade algo que não é necessário, mas dá lucro. Vamos ter mais uma superfície comercial dentro da nossa cidade para dar lucro a  quem pouco se interessa com o que é preciso para as pessoas. E não temos vozes a protestar. Vozes a lutar,  junto das  entidades públicas ( Estado, Câmara Municipal, Assembleia Municipal) e privadas (Santa Casa da Misericórdia e ACIF), entre outras, pelo que nos faz falta.

PROPRIEDADE PRIVADA – E não se diga que não se pode fazer nada, porque os terrenos são privados. A câmara municipal tem meios legais diversos ao seu dispor para orientar a utilização de terrenos que pertencem a particulares.

752 PESSOAS – Mais de 700 famalicenses assinaram um documento,  pedindo à câmara municipal a protecção do Hospital e a não construção de uma superfície comercial junto dele. Esse requerimento não mereceu ainda a resposta a que tem direito.

 PERGUNTAS À CÂMARA – Uma câmara democrática dá toda a atenção aos munícipes e responde sem demora às questões que este lhes coloca, quer sejam de ordem pessoal, quer de interesse geral. É assim que procede a nossa câmara? Vamos  procurar verificar, fazendo perguntas de que daremos  aqui informação.

BIBLIOTECA MUNICIPAL – OBRAS -  Mais uma derrapagem do prazo de obras no nosso município. Já deveriam ter terminado há muito as obras de requalificação e ampliação da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, mas tal não sucedeu ainda e não se sabe quando terminarão. Isto  é assunto a merecer interesse e averiguação  dos meios de comunicação social.

“BOLETIM MUNICIPAL” -  No mês de Agosto de 2023, em data indeterminada,  surgiu uma publicação da câmara municipal  a que esta,  por lapso ou ignorância da lei,  deu o nome de “boletim municipal”, uma vez que o nome mais adequado é boletim de publicidade (propaganda). Algumas  empresas privadas costumam, de vez em quando,  gastar dinheiro com coisas destas, mas fazem-no à sua custa. A câmara municipal fez o mesmo, mas com o nosso dinheiro. E nós deixamos, sem protestar…

PARQUE DE LAZER DE GONDIFELOS   É muito interessante o parque de lazer da freguesia de Gondifelos, junto do rio Este. Conheci-o este mês.  É um parque com bom  espaço,  ainda em crescimento, com árvores novas, equipamentos  e  sanitários públicos gratuitos. Também possui  um café/ restaurante. Chama a atenção uma casa e moinho abandonados. A junta de freguesia de Gondifelos dará seguramente a devida atenção a este parque, com o apoio municipal  que bem merece.

 

(Texto publicado no OP de 30.8.23)


Sem comentários:

Enviar um comentário