quarta-feira, 27 de setembro de 2023

 Informação, prioridades e crítica

INFORMAÇÃO - O município deve responder às questões de interesse municipal que lhe são formuladas pelos munícipes, com clareza e rapidez. Não é um favor que faz. É o cumprimento de um dever.

MEDWAY – LOUSADO - Fui visitar a exposição da MEDWAY no contentor colocado na Praça Mouzinho de Albuquerque ( ex-campo da feira em frente ao Lafões), no passado domingo de manhã (24.9.23). Lá dentro estava um “forno”, mas um folheto distribuído à entrada informava, confirmando aquilo que já sabia. É muito mais benéfico para o ambiente o transporte ferroviário de mercadorias do que o transporte rodoviário. Só que é necessário conhecer bem o que vai surgir em Lousado. O território do nosso concelho está cada vez mais desflorestado e inutilizado para a produção agrícola e isso não é bom. Temos de qualificar a floresta que temos e incentivar a agricultura sustentável. O ambiente e a qualidade de vida exigem isso. Informação detalhada precisa-se.

PASSEIO A FÁTIMA - CUSTOS - Há quinze dias neste espaço interrogava a câmara municipal sobre o custo da ida a Fátima de cerca de 8.000 seniores famalicenses no tradicional passeio àquele santuário. Também dizia que esse passeio há vinte anos com um número semelhante de pessoas tinha custado cerca de 75.000 euros. A resposta da câmara foi rápida e dizia: “Incumbe-me o senhor Presidente da Câmara Municipal de acusar a receção da vossa comunicação e de apresentar a resposta à questão colocada. Por conseguinte, informo V. Exa. de que os custos da atividade “Passeio Sénior a Fátima” estão disponíveis no Portal dos Contratos Públicos (www.base.gov.pt)”.

MAIS DE 200.000 EUROS – Porque não tenho tempo para andar a procurar no Portal, nem sou jornalista, pedi esse favor a pessoa amiga que fez acompanhar a resposta deste texto: “É uma resposta fantástica a que recebeu! Diz bem como é entendido o direito à informação.” E continuava: “ Está publicada a informação no BaseGov, embora tenha que se colocar um filtro porque as despesas estão dispersas ao longo dos últimos meses (por cautela de contratar a tempo, mas também talvez para que não apareça a despesa toda junta. Os contratos que estão relacionados com a atividade, julgo, ascendem no total a 197 756,00 +  IVA (atenção que o IVA nas autarquias locais é custo). A maior fatia 178 802,00 € é para o aluguer de autocarros de passageiros. O restante valor é para aquisição de doces tradicionais” ( Nota - os doces tradicionais custaram cerca de 18.000 euros e foram adquiridos a três casas da especialidade, devidamente identificadas).

PRIORIDADES – Continuo a dizer que há no concelho outras prioridades que não estes passeios a Fátima comandados pelo presidente da câmara; a continuarem a ser feitos custariam certamente muito menos dinheiro se organizados pelas freguesias individualmente ou em grupo. Duzentos mil euros é dinheiro que muita falta faz até para ajudar os seniores famalicenses.

ASSOCIAÇÃO “CASA DA MEMÓRIA VIVA” – Muitas coisas boas acontecem, entretanto, no concelho e entre elas a abertura no centro da cidade (21.9.2023) de um espaço “para actividades culturais e de suporte a cuidadores e familiares de pessoas com demência” por iniciativa da associação em epígrafe. Parabéns! Pena tenho de não ter tempo, nem espaço, para dar notícia de muitas outras boas iniciativas que vão ocorrendo, tal como a da “Associação Famalicão em Transição” no Monte de Santa Catarina no passado dia 23 de setembro.

HOMEPAGE” DO MUNICÍPIO – A página oficial do município dá mais importância a uma qualquer visita do presidente da câmara a um qualquer sítio do que a um período de discussão pública de um assunto que a lei exige publicitar ou à chamada de atenção, em devido tempo, para a realização de uma reunião da câmara ou de uma assembleia municipal, por exemplo.

CORRIDINHO DE PROPAGANDA - E que dizer daquele corridinho de propaganda ao cimo da página? Parece feito para alguém que não tenha mais que fazer e goste de ver a “banda passar”. A página oficial do município constitui, em boa parte, uma descarada página de publicidade da câmara e não devia.

RECUOS – Por vezes há recuos que são avanços. Quando se toma uma decisão e se recua para esclarecer melhor os factos, corrigir o que está errado e só prosseguir se tudo estiver em boa ordem, tomando então uma decisão devidamente fundamentada e publicitada num sentido ou noutro, o recuo inicial é um avanço.

CRÍTICA - O pior que pode acontecer a quem critica é não ser criticado. É preciso explicar?

CRITICADO - O pior que pode acontecer a quem é criticado é não estar atento às críticas e não se interrogar sobre a eventual razão delas.

(Publicado no jornal OP de 27.9.23)

Sem comentários:

Enviar um comentário