quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Famalicão: Partido Socialista e Partido Social Democrata

        Como os leitores sabem pedi há algumas semanas aos dois principais partidos do nosso município dados para informação e divulgação públicas. Essa informação que foi dada rapidamente tem ainda mais interesse, pois as duas secções locais de ambos os partidos  fazem 50 anos durante o presente ano de 2024.

O Partido Socialista foi fundado em finais de Agosto de 1974, contando entre os seus principais fundadores Joaquim Loureiro, Armando Bacelar, Artur Lopes, José Augusto Lopes e Jerónimo Pereira, deputado à Constituinte.

Por seu lado o Partido Social Democrata (então com o nome de Partido Popular Democrático) nasceu formalmente no dia 27 de novembro de 1974, tendo como fundadores Carlos Bacelar, mais tarde deputado à Constituinte, José Reis, José Carlos Marinho, José Júlio Alves Coelho e  José Garcia Azevedo.

Desde as primeiras eleições autárquicas ( Dezembro de 1976) o PSD teve a presidência da câmara municipal entre 1976-1979 (José Carlos Marinho);  1979-1982 (Antero Martins); 2001-2013 ( Armindo Costa); 2013-2021 (Paulo Cunha) e 2021 até à actualidade (Mário Passos). Por sua vez,  o PS teve apenas um presidente de câmara municipal (Agostinho Fernandes) que exerceu ininterruptamente desde 1982 até 2001. Assim contamos até ao presente 19 anos de câmara presidida  pelo PS e 29 anos de câmara presididas pelo PSD.

A primeira sede do Partido Socialista foi na Rua Alves Roçadas (junto ao escritório de advogado do Dr. Amando Bacelar), enquanto o Partido Social Democrata teve a sua primeira sede na Rua Adriano Pinto Basto no n.º 138.

A sede actual do Partido Socialista é no primeiro piso do n.º 116 da Rua São João de Deus (junto aos CTT), a sede actual do Partido Social Democrata é no terceiro piso do n.º 212 (sala 14) da  Rua Adriano Pinto Basto.

O número de militantes actual do PS é de cerca de 1600, dos quais cerca de 1100 com as quotas em dia. Os do PSD são 2129 militantes, dos quais metade com as quotas em dia, embora o pagamento da quota não releve actualmente para eleições internas neste partido .

Ambos têm diversos órgãos internos que aqui não descrevemos, nem indicamos os respectivos titulares, por brevidade. Aliás para uma informação mais detalhada devem consultar-se os espaços que ambos possuem na “net”.

A sala de reuniões da sede do PS tem 50 lugares sentados e a do PSD igual capacidade.

O PSD tem uma página web  (www.psdfamalicao.pt) e vários endereços nas redes sociais, enquanto o PS tem presença nas redes sociais.

O PS tem a sede aberta à 6ª feira das 21 às 23h e com marcação prévia através do email eduardo.sal.oliveira@gmail.com, às segundas feiras das  10h-12h. O PSD tem a sede aberta às 2ªs feiras das 18h às 20h, às 6ªas feiras das 14,30h às 16,30h e no terceiro sábado de cada mês das 10h às 12h.

Outros aspectos de ambas as sedes que tive a oportunidade de visitar poderiam ser indicados, mas estes são os que entendo dever ser salientados. Uma nota para dizer que gostaríamos de ver uma biblioteca bem apetrechada em ambas as sedes, mas tal não sucede em nenhuma delas.

A responsabilidade destes dois partidos é grande no nosso concelho e só teremos a ganhar, tendo ambos bem activos e dando informação ampla e facilmente acessível da sua organização e actividades.

                                                           António Cândido de Oliveira

PS – Um dia destes vi, numa sala de espera de um consultório, uma foto da antiga Capela de Santo António situada na agora Praça D.ª Maria II. Como era bonita e como feia ficou na mudança para a Rua Alves Roçadas, ainda por cima, “emparedada” de ambos os lados!

Sem comentários:

Enviar um comentário