sábado, 18 de janeiro de 2020

Diário Famalicense - Apontamentos (24.10.19)



ESCOLA BÁSICA CONDE SÃO COSME – A Escola onde se vota, na cidade,  junto dos Paços do Concelho ,  está bonita, mas não se compreende que não tenha um árvore!  Como é possível?  E andamos nós (ASPA-GIE)  aqui há  mais de vinte anos a plantar árvores naquela  Escola para substituir outras velhas e agora nem uma? Não dá para compreender.
PARTIDOS – Os partidos famalicenses precisam de ter vida. Precisam de ter portas abertas e ligar-se à sociedade. Ter iniciativas. É triste ver como funcionam atualmente. Tantas coisas que poderiam fazer e até em comum. 
AUTARQUIAS LOCAIS -  E não é tarde para começarem a encarar  as próximas eleições autárquicas. Elas são em 2021, mas devem preparar-se desde já, começando a contactar , por exemplo, as pessoas mais adequadas para debater problemas do município e das freguesias.
OPINIÃO -  Se os jornais famalicenses fossem ricos em opinião, haveria seguramente quem comentasse detalhadamente os resultados eleitorais do nosso concelho. Assim: a  percentagem de abstenções que,  entre nós, costuma ser inferior à nacional; a  vitória curta, mas significativa do PS; a comparação dos resultados das autárquicas de 2017 com as legislativas  do dia 6 de outubro de 2019; a  razão pela qual o  concelho  vota, em regra,  à esquerda a leste e à direita a oeste. Tantos elementos a merecer  atenção.
LEGISLATIVAS E AUTÁRQUICAS -  É interessante verificar que em Famalicão há um equilíbrio eleitoral  entre PS e PSD nas últimas eleições gerais, mas um grande desequilíbrio a favor do PSD nas  últimas eleições autárquicas.  Não é normal.  Mas há seguramente explicação. Ninguém escreve?
ECOVIA   FAMALICÃO – PÓVOA – Está prevista para breve  uma ecovia que permitirá a circulação de peões e ciclistas entre Famalicão e a Póvoa. É uma boa notícia. Durante anos este projecto  esteve  bloqueada por desinteresse da Póvoa de Varzim. Felizmente esse problema está ultrapassado e assim será possível em  pouco mais de uma hora fazer o trajecto ( 29 km?) em bicicleta e em menos de 5 horas, a pé (marcha).  Sou pouco seguro em tempos para estas viagens, mas não devem andar muito longe.
UNIDADE DE SAÚDE PÚBLICA DE FAMALICÃO – Esta importante estrutura  de saúde tem sede em Delães. É importante que ela esteja bem sinalizada. Desde logo,  à saída da cidade. E em Avidos, também.  Atualmente tem apenas indicação  de Riba d’Ave, mas deveria dizer também Delães ou ter o símbolo da Unidade de Saúde. E a sinalética deveria continuar ao longo do trajecto.
MAIS CIDADE – Quando teremos devidamente urbanizada a zona entre o Tribunal Judicial e a Casa das Artes?  Será assim tão difícil fazer cidade naquele local, uma antiga quinta abandonada ? Parece-me que temos ali terreno para construir prédios (muitos)   e fazer mais parque da Cidade :  desde a Devesa , passando por Sinçães e terminando no Tribunal Judicial
                                                                        
24.1019

Sem comentários:

Enviar um comentário