quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Diário Famalicense - Apontamentos Diversos (30-01-2020)


BIBLIOTECA MUNICIPAL -  Gostaria de dedicar  este apontamento apenas ao serviço público de bibliotecas do nosso concelho, mas faltam-me elementos para o efeito. Já  os pedi , mas aguardo o envio.  Ainda me lembro da Biblioteca na Praça 9 de Abril, como me lembro de ver o Presidente da Câmara de então  a catalogar livros na parte dos fundos do Paços do Concelho. Sim, o Presidente da Câmara catalogava livros. No entanto,  a evolução desde então e, principalmente,  depois do 25 de Abril foi felizmente  enorme. 

CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL -  Os cidadãos,  os órgãos do município e o governo da República têm de unir esforços para retirar no mais breve prazo a Conservatória do Registo Civil do exíguo espaço que ocupa nos Paços do Concelho. Não pode aqui ser dada prioridade à crítica, mas à solução. A crítica só pode ter lugar depois de apresentada e não aceite uma boa solução. Para o cidadão comum este problema é fácil de resolver. Não faltam espaços adequados.

PARQUE DA CIDADE -  Não desistiremos de lutar por um Parque da Cidade que vá do Parque da Deveza, ao Parque de Sinçães e que continue  até ao Tribunal Novo, atravessando a Quinta que está  abandonada há décadas e não devia.  As ligações entre  estes espaços são possíveis e basta gostar de Famalicão para  levar a bom porto este projecto bem antigo.

PARTIDO SOCIALISTA -  A luta vai ser forte dentro do PS local neste dia 1 de fevereiro. Espera-se que tudo corra dentro das regras democráticas e que vejamos, depois,  um partido mais activo a seguir as linhas que muito bem indicou o Dr. José Luís Carneiro em excelente  entrevista  dada ao  jornal Público, no dia 17 de Janeiro de 2020.

CASA  DO DR. LUÍS FARIA    – A casa da Rua Santos Viegas, lado nascente, onde morou durante largos anos o Dr. Luís Faria, está abandonada e em forte processo de degradação. É pena. Ali chegou a funcionar a Câmara Municipal ( período pós-incêndio e antes da inauguração dos atuais Paços do Concelho) e é um edifício marcante da nossa cidade. Importa recuperá-la quanto antes e verificar se não há perigo para quem por ali circula.

(Artigo de opinião publicado no Opinião Pública de 30-01-2020)

Sem comentários:

Enviar um comentário