sábado, 18 de janeiro de 2020

DF - Gouveia Ferreira (21.11.19)




FAMALICENSE EXEMPLAR - E é assim a vida! Estava a pensar  escrever  hoje sobre a sessão do passado sábado, dia 16, tendo como tema  o Poder Local promovida pela Associação de Amigos de Famalicão, na Fundação Cupertino de Miranda, mas não posso  esquecer  o Dr. Manuel António Gouveia Ferreira. Partiu um famalicense exemplar. Exemplar , desde logo,  pela dedicação  aos outros.
FAMALICENSE ATLÉTICO CLUBE (FAC)  – Fez um trabalho notável à frente do FAC , essa colectividade  eclética  que é a maior do nosso concelho em modalidades e em  número de praticantes  ( e isso é o que mais conta). De uma dedicação enorme, não só nos assuntos maiores como nos mais rotineiros como o pagamento das quotas. E a preocupação que tinha de colocar o recibo na caixa do correio, quando não  encontrava  o sócio que tinha pago…
BOMBEIROS – Não regateava tempo para o auxílio aos outros e assim se compreende que  os Bombeiros Voluntários de Famalicão   o tenham chamado para participar nos seus corpos  gerentes.
GRUPO DE FADOS – O grupo de fados  era algo que fazia parte da sua vida. Coimbra marcou-o muito. E quem viveu a época dele sabe o que significa o fado como sentimento, como resistência , como  expressão de liberdade e como forma exprimir alegria de viver.
ADVOGADO -  Importa lembrar também o  Gouveia  Ferreira, advogado. Era a sua profissão. Exercia-a com a dignidade e seriedade que ela  exige. Também aqui um exemplo.
JORNALISMO – Colaborador, desde sempre do Jornal Opinião Pública,  os seus textos breves “D’Esguelha” eram lidos com muito  agrado, pois neles  se reflectia ao sua preocupação por uma sociedade mais fraterna  e mais livre.
MENSAGEM  - Não, por acaso, quem o visitou na despedida  recebia  uma  mensagem que ligava   liberdade: “Adeus a todos os que lutaram pela liberdade” e fraternidade  “Fica o meu eterno abraço”.
                                                               António Cândido de Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário