quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Em Suspenso

IMPRENSA LOCAL – É na imprensa local semanal (Opinião Pública, Povo Famalicense e Jornal  de Famalicão) que vou, em regra, encontrar o assuntos para abordar neste espaço também semanal. Eles são tantos que não dá para os tratar todos e muito menos com a atenção que bem mereciam.

EM SUSPENSO – Quando vejo que o município, isto é, nós famalicenses, através de quem nos representa,  gasta mais de 50.000 euros num denominado “Jardim Suspenso” (escultura de aço) para colocar no mar de pedra em que se transformou o centro urbano da cidade e quando leio que o mesmo município acaba de celebrar um protocolo com o município da Trofa  para restaurar a antiga  ponte pênsil sobre o Rio Ave fico “suspenso” e pergunto sobre as prioridades da câmara. Não haverá  melhor modo de gastar o nosso dinheiro?

LEIRIA – Entretanto, o município de Leiria, vi e ouvi na televisão este passado domingo (5.11.2023), vai investir na qualificação da floresta do concelho leiriense em colaboração com proprietários de áreas florestais, dando prioridade a árvores autóctones, mais resistentes ao fogo. Estamos bem longe deste exemplo.

OS SEM ABRIGO COM CASA – Há pessoas sem abrigo dentro de casa e, por vezes, em boas casas. São aquelas que, vivendo sós e já sem autonomia,  não têm nenhuma ajuda ou pelo menos ajuda adequada. Temos de encontrar para estas pessoas soluções que passam pela família, mas nem sempre, seja porque esta não pode,  seja por outras razões. A solução do lar como depósito de pessoas inválidas não é boa e todos sabemos que não há soluções fáceis. É aqui que pode haver políticas municipais de apoio inteligentes ou criativas para as quais são chamadas pessoas da área. Interessa investir mais nisto do que no desporto, no divertimento, nos passeios ou noutras actividades não essenciais.

TROTINETAS – Ainda há minutos ( 3ª feira à tarde) cruzei-me no centro urbano (Praça D. Maria II) com uma trotineta tripulada a toda a velocidade. Elas são mais perigosas do que os automóveis, pois surgem donde menos se espera e a possibilidade de os peões se defenderem são poucas.

TÚNEL BERNARDINO MACHADO – Perguntamos e a Câmara respondeu em tempo e de forma clara: “O custo anual de energia elétrica da instalação do Túnel Bernardino Machado é sensivelmente de 1.500 euros à taxa em vigor. A Rotunda Bernardino Machado está construída sobre uma linha de água que obriga ao funcionamento permanente de uma bomba, existindo uma segunda que é apenas acionadas quando a primeira deixa de ser suficiente”.

Sem comentários:

Enviar um comentário