quarta-feira, 22 de novembro de 2023

PSD e PS

DEMOCRACIA - A democracia é a luta por uma sociedade livre, justa e solidária baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade da maioria. A mera luta pelo poder, mesmo que através de eleições livres, não é democracia, mas a negação dela e caminho para a sua destruição.

PARTIDOS - A luta por essa sociedade livre, justa e solidária está expressa no artigo 1.º da nossa Constituição,  podendo  ser feita por diversos caminhos e os cidadãos divergem quanto a eles. É por isso que surgem os partidos. Estes são naturais em democracia e não é por acaso que as ditaduras os suprimem ou entronizam apenas um (o do poder), perseguindo os da oposição.

PSD e PS - Os portugueses em regra e os famalicenses em particular têm demonstrado  ao longo destes quase 50 anos de democracia larga preferência ora pelo Partido Socialista ora pelo Partido Social Democrata. Para que essa preferência se mantenha, importa que estes partidos a mereçam. E merecem se forem exemplos de democracia, abertos à sociedade, unindo-se no que for essencial para o país, divergindo, muitas vezes, no restante.

VISITA - Dentro desta linha entendi visitar a sede destes  dois  partidos no passado sábado dia 18 de novembro de 2023, cerca das 11 horas da manhã.

PARTIDO SOCIALISTA -  O Partido Socialista tem uma sede bem situada no centro da cidade, na Rua São João de Deus,  perto dos Paços do Concelho, e de fácil acesso ( 1.º andar de um prédio e elevador). Cheguei à porta (aliás tem duas portas) e ambas estavam fechadas sem qualquer indicação de horário de funcionamento, nem número de telefone.

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA - O PSD tem também uma sede bem situada no centro da cidade, mas de difícil acesso. É um 3.º andar de um prédio  na Rua Adriano Pinto Basto (por cima do Banco Crédito Agrícola) sem elevador. O PSD  parece não ter muito apreço na sede por pessoas de idade ou com fraca mobilidade. No entanto, tem um horário de atendimento ao público à entrada no rés-do-chão ( cacifo dos CTT). Esse horário diz nomeadamente que a sede está aberta em dois dias da semana e no terceiro sábado de cada mês de manhã. Ora o dia 18 era exactamente um dia de abertura. Subi três lanços de escadas mas a sede estava fechada. Fechada, mas com número de telemóvel (916 718 237). Liguei e atendeu de imediato e amavelmente uma pessoa, propondo-se logo marcar um encontro.

NOVA VISITA - Tenciono visitar muito brevemente estes dois partidos, marcando previamente encontro, para fazer algumas perguntas. Perguntas simples que terão certamente resposta imediata ou em breve prazo. Importa dizer que já há alguns anos visitei todas as sedes de partidos existentes na cidade e em todas elas fui bem recebido e relatei o que vi num jornal local. Os pequenos partidos democráticos merecem também consideração.

ROTUNDA DA AVENIDA HUMBERTO DELGADO – Com pouco dinheiro e ainda que provisoriamente fez-se a necessária rotunda na Avenida Humberto Delgado para acesso directo à Central de Camionagem para quem segue no sentido Norte-Sul . Até que enfim! Durante anos e anos foi necessário ir lá ao fundo, à Rotunda da Paz, e dar a volta, fazendo o percurso inverso para entrar na Central. Mais tarde, o trajecto diminuiu um pouco, bastando rodear a Rotunda do Rotary. Gasóleo e tempo gastos desnecessariamente. Façam uma rotunda definitiva barata, faz favor.

MAIS 350.000 EUROS -  Para gastar dinheiro mal gasto, basta o que a Câmara gasta em festas no centro da cidade. Agora para as do Natal são mais 350.000 euros! Os famalicenses já deram conta de quanto já se gastou este ano em festas citadinas? Uma fortuna! Façam a soma.

(Jornal OP - 22-11-23)

Sem comentários:

Enviar um comentário